Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

Moradores do distrito de Abóbora são beneficiados com capacitações do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’

ASCOM em 05/nov/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Mais um distrito do município de Juazeiro foi contemplado pelo projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ – uma realização da Prefeitura Municipal através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP). O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico dos produtores oriundos da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva.

Durante a semana, 16 moradores da região de Abóbora foram contemplados com capacitações que abrangeram desde a realização de boas práticas, instalações, qualidade da matéria prima, embalagens e o beneficiamento dos produtos (carne, frutos e hortaliças).

“O curso engloba todo o processo de beneficiamento da carne de bode, das frutas e hortaliças. Ensinamos a fazer o uso correto do material para garantir um produto final seguro e de qualidade para o consumidor. Abóbora foi o ultimo distrito contemplado. Agora retornaremos ao ciclo de capacitações nas localidades já realizadas para dar continuidade ao projeto”, explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.

A moradora da comunidade de Arapuá/Abóbora, Jacilene Fernandes Bonfim, agradeceu aos responsáveis pelo projeto. “Estou maravilhada com a quantidade de pratos que conseguimos fazer com alimentos que seriam descartados. Aprendi várias técnicas de higienização, além das melhores formas de aproveitamento dos alimentos, como cascas e sementes. Isso reduz muito a taxa de desperdício do nosso país”, destacou.

Já Silvanir Souza Guimarães, moradora da sede do distrito, falou sobre os benefícios que as capacitações trarão à comunidade. “Foram três dias de troca de conhecimentos, onde aprendemos sobre manipulação de alimentos e todas as técnicas de aproveitamento. Fiquei surpresa com o resultado, pois saímos da zona de conforto e tivemos acesso a outras formas de uso da carne de carneiro e do bode. Sou muito grata por essa grande oportunidade. Nossa comunidade estava realmente precisando”, frisou.

As capacitações do projeto Fortalecendo o Semiárido são etapas preparatórias para a atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que possibilitará aos empreendedores de Juazeiro, a certificação dos seus produtos e serviços através do Selo de Inspeção Municipal.

“A implantação do selo requer uma série de adequações do empreendedorismo municipal. Para exigirmos que os comerciantes estejam aptos a receber a certificação, é necessário oferecer condições viáveis de ajustamentos. Essas capacitações integram uma série de medidas que o município vem tomando para contribuir com o acesso ao SIM”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro