Moradores do bairro Dom Tomaz elogia 181ª edição do programa Caravana da Saúde

Priscila Guedes/SESAU

A Caravana da Saúde desta quarta-feira, 04, foi realizada na Unidade Básica de Saúde/UBS do bairro Dom Tomaz, em Juazeiro. Essa foi a 181ª edição da caravana, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde (SESAU), e nesta na ocasião realizou 147 atendimentos em serviços diversos.

Nessa edição, além de consultas com clínico geral, endocrinologista, dermatologista, cardiologista, dentista e psicólogo, os moradores do Dom Tomaz também tiveram acesso a exames laboratoriais, eletrocardiogramas e a auriculoterapia. O tratamento, que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde/SUS faz parte das Práticas Integrativas Complementares (PICS) e utiliza recursos terapêuticos, voltados para prevenir diversas doenças. “Essas práticas são investimentos em prevenção à saúde, realizados para evitar que as pessoas fiquem doentes. São voltados para prevenir doenças, como depressão e hipertensão, além de vários outros problemas”, pontuou a Diretora de Atenção Básica do Município, Simone Freire de Carvalho.

A população ficou satisfeita com os serviços ofertados. “Eu trouxe minha mãe pra ser atendida, ela é cadeirante e estava com consulta marcada com o psicólogo. Eu gostei muito do tratamento, primeiro porque a agente de saúde foi lá em casa levar a guia e chegando aqui, minha mãe foi atendida rapidamente. Estão de parabéns”, exclama a comerciante Gessiane Santana, que levou a sua mãe,Dona Ruth, de 53 anos. A gari Maria Aparecida, que assim como Gessiane e a mãe, também participou pela primeira vez, não só aprovou o programa como também elogiou a ação de governo. “É sempre bom participar desse tipo de projeto que ajuda as pessoas que não tem oportunidade de estar sempre fazendo exames e se consultado com médicos. Que o Prefeito Paulo Bomfim continue fazendo isso, eu estou gostando muito.”, enalteceu.

Para vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro, que atua na Caravana da Saúde como cardiologista, este é um programa que fortalece a Atenção Básica do município. “Eu sempre faço questão de participar desse projeto. Sei da nossa importância para a comunidade, sei também que as unidades que já levamos a Caravana nós fizemos a diferença num encaminhamento mais preciso, mais rápido a todas as demandas que recebemos nos consultórios. Já são quase 40 mil atendimentos realizados dentro dessa estratégia, e o intuito é só aumentar esse número e que a população tenha o melhor serviço de saúde pública possível”, reforça.

O promotor de vendas Márcio Carvalho soube por vizinhos que a Caravana estava acontecendo e resolveu participar. “Eu aproveitei pra vir fazer exames de rotina, se não tivesse a Caravana passaria batido, mas devido à facilidade, resolvi tirar um tempo do dia pra cuidar da minha saúde. O programa é excelente, o atendimento é rápido e a variedade de médicos é grande, a gente só tem a agradecer”.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo