Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Moradores do bairro Alto da Maravilha participam da 174ª edição da Caravana da Saúde

ASCOM em 24/jul/2019

Priscila Guedes/SESAU

A 174º edição do Programa Caravana da Saúde, que aconteceu nesta quarta-feira (24) na Unidade de Saúde do bairro Alto da Maravilha, realizou 189 atendimentos em diversas especialidades médicas. Os moradores da comunidade contaram com os serviços de aferição de pressão, endocrinologia, dermatologia, cardiologia, odontologia, psicologia, clínico geral, eletrocardiograma, além da realização de exames laboratoriais.

O comerciante Jackson dos Santos chegou cedo e aproveitou a ação para cuidar da saúde. “A Caravana é muito legal, porque facilita a vida das pessoas. Tendo uma vez por semana em cada bairro, ajuda quem não pode se deslocar para os lugares longes. E quando é no posto que a gente já conhece é bom para cuidar da nossa saúde”, declarou satisfeito, o morador.

O objetivo do programa é reduzir o tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos clínicos, e também de exames. A médica endocrinologista Maria Áurea Lima, diz que “a oportunidade é excelente para os pacientes porque a Caravana vai para perto da casa das pessoas. E muitas dessas pessoas estão esperando há muito tempo a consulta com um especialista e aí tem a chance de consultar e mostrar os exames a um especialista” pontuou a médica.

A enfermeira Hosana Rocha Valois, que trabalha na unidade de saúde há quatro anos diz que os principais beneficiados são os usuários da rede de atenção básica à saúde, que inclui os serviços prestados pelas UBS. “Esse trabalho é satisfatório e traz vantagens aos pacientes. Além disso, a Caravana desafoga nosso sistema, nossas guias e aquelas demandas dos pacientes que estavam reprimidos”, pontuou.

Para a aposentada Maria Aparecida Xavier, a vantagem da caravana é que a pessoa tem a oportunidade de fazer todos os exames num só dia. “Venho sempre que tem e faço todos os exames. Já furei o dedo, vi como está minha glicose, aferi minha pressão e agora vou ao cardiologista para uma consulta” contou animada.

A aposentada Maria Valda Vieira, de 72 anos, foi uma dessas pacientes e agradeceu as orientações do médico. “Esse serviço é maravilhoso porque traz benefícios para as pessoas. Eu nem sabia que tinha, mas aí minha filha veio marcou a consulta para mim e eu achei ótimo. O atendimento foi rápido e o médico super atencioso”, diz dona Maria.

Uma das especialidades mais aguardadas pela comunidade foi a dermatologia, que nesta caravana atendeu 21 pacientes. A vendedora Fernanda Rodrigues comemorou a chegada do serviço. “Nem todo mundo tem condição financeira de pagar um dermatologista ou endocrinologista em clínicas particulares. Mas dessa vez consegui e quando me ligaram vim na hora. Como eu tenho duas crianças pequenas e moro perto daqui, ficou bem mais fácil de vir”, diz agradecida, a moradora.

De acordo com a SESAU, em 174 edições da Caravana da Saúde, mais de 37 mil pessoas foram atendidas. O programa acontece toda quarta-feira das 8h às 14h. O próximo destino deste mês será o bairro Palmares.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro