Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Moradores de Conchas avaliam positivamente a Caravana da Saúde

ASCOM em 25/maio/2017

Por Andréa Meireles/Sesau

Nesta quarta-feira (24), a 68ª edição da Caravana da Saúde – programa da Prefeitura Municipal de Juazeiro – esteve no povoado de Conchas, proporcionando consultas com especialistas para os moradores do local. Na ocasião, além das especialidades de cardiologia, ortopedia e endocrinologia, a comunidade também fez exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

A comunidade não poderia ter se sentido mais satisfeita com a primeira visita da Caravana. “Quanto mais especialidades aqui na nossa região, melhor”, exclama a aposentada Eloína de Jesus. Já a agricultora Socorro dos Santos, conta que o programa chegou na hora certa. “Eu estava precisando muito, achei muito bom. Passei pelo endocrinologista e pelo ortopedista e fui muito bem atendida”, revela.

O programa da Secretaria de Saúde de Juazeiro tem por objetivo reduzir as demandas reprimidas existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para que isso seja possível, toda quarta-feira um Posto de Saúde recebe um mutirão de atendimentos de especialidades diferentes das que, regularmente, não atendem na estratégia de saúde da família. Desde que teve início, há quase 1 ano e meio, mais de 20 mil atendimentos já foram realizados.

A enfermeira da unidade de Conchas, Pollianna Evangelista, conta que in loco é possível sentir os resultados imediatos. “Aqui temos uma demanda reprimida grande, principalmente de encaminhamentos para ortopedia. Esses atendimentos de hoje irão ajudar bastante as pessoas que necessitam dessa especialidade para resolver seus problemas de saúde”, afirma.

De acordo com a vice-prefeita e cardiologista da Caravana da Saúde, Dulce Ribeiro, atender em uma UBS permite que a gestão tenha um olhar mais detalhado da realidade das unidades do município. “Estou aqui, em contato com as pessoas que utilizam nosso sistema de saúde e com os nossos profissionais. Automaticamente, tomo conhecimento de muita coisa que acontece”.

Ainda segundo a vice-prefeita, o programa dá suporte ao trabalho das Equipes de Saúde da Família. “Deixamos todas as nossas anotações no prontuário da unidade para que o médico de saúde da família, que faz o trabalho de base, possa ter acesso e seguir com as condutas prescritas ou solicitar novos procedimentos para que a situação do paciente seja resolvida”, conclui Dulce Ribeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro