Juazeiro/BA, 30 de novembro de 2020


Covid-19

Moradores de Carnaíba do Sertão aprovam programa Caravana da Saúde

ASCOM em 26/abr/2017

Andréa Meireles / PMJ

A comunidade de Carnaíba do Sertão, distrito de Juazeiro, recebeu a Caravana da Saúde na manhã desta quarta-feira (26), a partir das 7h. Na sua 64ª edição, o programa da Prefeitura Municipal levou especialistas para realizar atendimentos na zona rural do município. A ação do governo agradou moradores da comunidade.

A empregada doméstica Eva Alves (65), por exemplo, teve a oportunidade de realizar exame de sangue, eletrocardiograma e ainda ser atendida pela cardiologista. “Tem um monte de médico para melhorar a saúde da gente. Eu adorei e, se sempre voltasse, seria bom. Vou sair daqui com a saúde em dia”, exclama.

Para a dona de casa, Jacira Gonçalves (56), que fez exame de sangue e foi ao endocrinologista, bom mesmo é poder ser atendida perto de casa. “É melhor ser atendida assim com a Caravana. As pessoas estão conseguindo fazer seus exames sem ir para cidade”, argumenta.

Durante a ação em Carnaíba, quase 150 atendimentos foram realizados nas áreas de: cardiologia, ortopedia, endocrinologia, clínica geral e odontologia. A população também fez eletrocardiogramas e exames laboratoriais. De acordo com a agente comunitária de saúde, Vera Lúcia de Macêdo, foram atendidos os usuários que realmente estavam precisando da consulta.

“É muito melhor quando o atendimento acontece na própria comunidade, porque o agente de saúde já conhece o paciente. Antes de realizarmos o agendamento, fazemos a separação das guias, verificamos se o paciente ainda está aguardando ou se já foi atendido, organizamos toda a documentação que ele vai precisar para essa consulta, porque, muitas vezes, quando o paciente vai para juazeiro esquece um exame ou até um problema de saúde recente”, explica.

A vice-prefeita de Juazeiro e cardiologista da Caravana da Saúde, Dra. Dulce Ribeiro, diz que atender na zona rural é ainda mais gratificando, porque sabe que há uma dificuldade de deslocamento dessa população. “Os pacientes do interior nos recebem com muita alegria, mas a Caravana da Saúde é um sucesso aonde chega, porque um serviço que não faz parte do cotidiano das unidades de saúde. É um programa que realmente ajuda muito as comunidades, ainda mais no interior”, afirma.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro