Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

Moradores da Poligonal Urbana participam de cursos para qualificação profissional

ASCOM em 29/jan/2019

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

Os cursos de qualificação profissional para geração de emprego e renda que integram a programação de ações de mobilização do Projeto Técnico Socioambiental das obras de Intervenção da Poligonal Urbana seguem movimentando os 12 bairros beneficiados. Nesta terça-feira (29) foi realizada a oficina de fabricação de sabão artesanal, na sede da Associação de Moradores do bairro Vila Tiradentes que contou com 35 participantes.

Além da oficina de sabão artesanal, os cursos desenvolvidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciados em 2018, já foram retomados em 2019 também com algumas capacitações como minicurso de fabricação de jóias artesanais e curso de depilação.

“Esse já é o segundo curso que participo. Fiz o de confeitaria e comecei a trabalhar, agora veio a oficina de fabricação de sabão. É sempre bom aprender mais, principalmente quando esse aprendizado representa uma renda extra ou até mesmo uma economia doméstica”, declara o aposentado e morador do bairro Alto da Aliança, Bartolomeu Silva.

Já a Agente Comunitária de Saúde, Maria Aparecida de Lima, afastada do trabalho temporariamente por problemas de saúde, relata que viu na oficina de fabricação de sabão uma terapia alternativa. “Esses cursos são muito importantes por representar uma oportunidade para toda a comunidade e para mim, em particular, uma terapia para o meu problema de saúde. Outro ponto de destaque é que com a chegada do saneamento, houve melhoria nos índices de saúde, principalmente das crianças. Todas as mudanças que fazem parte da intervenção ajudam a comunidade”, disse Maria Aparecida que reside no Alto da Aliança e também participou da oficina de fabricação de sabão artesanal.

Eucimara Moraes, instrutora da capacitação, explica que a oficina teve uma duração de 4h e abordou temas como: reciclagem, sustentabilidade, preservação ambiental e geração de renda. “A oficina tem como foco principal emponderar os participantes para a geração de renda e vai um pouco mais além, a partir do momento que retira milhares de litros de óleo do meio ambiente e ensina os participantes a fazer o sabão com óleo que já foi utilizado. É uma técnica simples, de baixo custo, com um retorno financeiro satisfatório e ajuda na preservação do meio ambiente. A turma está bastante engajada, com foco tanto no aprendizado como na geração de renda”, explica a instrutora.

O titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, destaca que a procura pelas capacitações tem sido intensa e que até julho de 2019 mais de 700 pessoas devem ser capacitadas pelos cursos profissionalizantes na área da Poligonal Urbana. “Nosso objetivo é concluirmos 5 turmas em cada curso, em áreas profissionais variadas. Hoje estamos concluindo a primeira turma do curso de depilação, realizando a primeira oficina de fabricação de sabão artesanal, que amanhã será realizada para a comunidade do Residencial Mairí e assim seguimos capacitando a comunidade da Poligonal Urbana”, destaca o secretário.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro