Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Moradoras de Pinhões e Lagoa do Boi realizam mamografia em unidade móvel

ASCOM em 10/abr/2017

Andréa Meireles/ PMJ

Desde a última quinta-feira (6), a Unidade Móvel do Instituto Ivete Sangalo está no distrito de Pinhões, zona rural de Juazeiro, realizando exames de mamografia em mulheres de 40 a 69 anos. A ação tem a parceria da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro.

As consultas são previamente marcadas pelos agentes comunitários de saúde das duas comunidades. A previsão é atender 50 pessoas por dia, sendo 25 das 08h às 12h, e a outra metade das 13h às 17h. De acordo com o coordenador da Unidade Móvel de Prevenção, Lincoln Rocha, ainda não há previsão para o término da visita. “Todos os dias estou recebendo novas fichas, só iremos para outro destino quando realizarmos todos os exames daqui”, garante.

A mamografia é um exame preventivo que pode detectar a existência de sinais precoces do câncer de mama. O secretário de Saúde, Plínio Amorim, lembra que a detecção precoce da doença é importante para que o tratamento seja bem sucedido. “Toda mulher que mora na região e se enquadra na faixa etária devem procurar seu agente de saúde, para que o exame seja marcado. Estamos firmando parcerias e trabalhando com comprometimento, para que possamos fazer mais pela saúde da mulher e de toda população juazeirense”, destaca.

As usuárias que apresentarem alterações nos resultados da mamografia serão encaminhadas para realização de exames complementares em Juazeiro. No caso de haver o diagnóstico, a paciente será encaminhada para um hospital de referência para a realização do tratamento.

Na manhã desta segunda-feira (10), os agentes comunitários de Pinhões realizaram um trabalho educativo sobre a prevenção da doença na sala de espera. As mulheres presentes prestaram muita atenção em tudo que foi dito. A aposentada Ivanir Gomes (57) conta que havia realizado o exame há dois anos, em Juazeiro. Ela aprovou a oportunidade de fazer a mamografia perto de casa. “É importante a gente se cuidar, quanto mais cedo melhor”, diz.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro