Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe visita de estudantes de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão

ASCOM em 19/out/2018

Daniela Duarte/AMA

Durante a manhã desta sexta-feira (19), estudantes do oitavo período do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA visitaram o Mercado do Produtor de Juazeiro. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a prática de embalagens, conservação e classificação dos vegetais, comercialização dos produtos e funcionamento do entreposto.

A rotina do Mercado do Produtor foi apresentada aos 22 alunos do curso de agronomia, que puderam avaliar o espaço. “Foi uma visita enriquecedora para nossa graduação. Explanamos sobre o histórico do Mercado e sobre a organização da rotina de entrada e saída de mercadorias da central. Visitamos os boxes de comercialização dos hortifruti”, afirmou a estudante Ivana de Souza.

O docente do curso, José Raimundo Monteiro ressaltou que essa visita tem como finalidade mostrar a realidade do Ceasa e ajudar no setor prático da disciplina. “Agradecemos a gestão da AMA pela receptividade e troca de informação com nossos alunos. Com a visita é possível detectar de perto diversas abordagens na sala. Isto promove o desenvolvimento nos alunos da capacidade de reflexão, construção de ideias e beneficia a formação deles”, disse o professor de entomologia.

A visita permitiu aos alunos conhecer a dimensão do entreposto, além do contato maior com o dia a dia dos trabalhadores. “O Mercado do Produtor é um espaço onde eles visualizam a dinâmica de comercialização das matérias primas que aqui chegam. A intenção é tentar mostrar aos estudantes que a agricultura é viável, que existem canais de escoamento, bem como mostrar a dimensão do entreposto em aspectos comerciais”, disse o técnico da Embrapa Gilmário Melo, que também acompanhou a visita.

O supervisor de estatística pesquisa e controle de qualidade, Carlonito Dias recebeu os alunos e mostrou como funciona o processo comercial do entreposto. “É um momento oportuno para vivenciar a produção, comercialização e qualificação dos produtos, numa central que chega a comercializar 80 mil toneladas de produtos por mês. É muito importante proporcionar aos estudantes uma integração com o setor produtivo e pontuar a importância do entreposto para o país”, disse Carlonito.

O Mercado do Produtor de Juazeiro é o quarto do país em comercialização de frutas e verduras.  A produção agrícola da região decorre de vários projetos de irrigação de pequenas e médias empresas, e da agricultura familiar do município de Juazeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro