Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Mercado do Produtor de Juazeiro recebe grande público na I Feira de Saúde

ASCOM em 25/set/2017

Daniela Duarte/AMA

O Mercado do Produtor de Juazeiro recebeu nesta segunda-feira, 25, a Primeira Feira da Saúde em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Itaberaba.  Na ação, 500 permissionários e transeuntes do entreposto tiveram acesso a serviços como testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Além disso, foram realizados testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, consulta médica e odontológica. Também foram realizadas medições do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Dona Paula Brito, trabalha há mais de 15 anos no entreposto e foi uma das primeiras a realizar exame e ser consultada pelo médico. “Eventos como esse são importantes para nossa saúde e trazem muitos benefícios a população. Em apenas uma manhã consegui aferir minha pressão, fiz testes de glicemia e ainda passei pelo médico. Parabenizo a prefeitura de Juazeiro pelo cuidado com a nossa saúde”, disse a vendedora de tomate.

Médico Veterinário e residente em saúde da Família da UBS do bairro Itaberaba, Acácio Andrade, diz que a ação é muito boa, pois traz a prevenção para quem não tem acesso. “Um dos principais públicos para essa ação são as pessoas que trabalham sempre muito cedo e ficam sem conseguir chegar aos postos de saúde para o agendamento de consultas e exames. Foi uma ação muito positiva e estamos felizes com a proporção da feira no Ceasa. Nosso objetivo foi ofertar um serviço de saúde de qualidade para os trabalhadores que ficam no local o dia inteiro”, informou.

Mitonho Vargas, diretor Executivo da AMA destacou a importância dessa parceria e disse que pretende junto com os parceiros levar essa ação para as feiras de Juazeiro. “Ficamos felizes como essas parcerias que conseguem levar para a população serviços de saúde. Tivemos palestras importantes com alunos da Univasf abordando doenças transmitidas pelos alimentos quando não higienizadas da forma correta. O público superou nossa expectativa e pretendemos levar esse projeto para as feiras e outros mercados de Juazeiro” disse Mitonho.

Seu João Lima, de 66 anos também passou pelo atendimento médico e agradeceu pela iniciativa. “Vim comprar alguns produtos no Ceasa e vi a feira da saúde. Aproveitei a oportunidade e passei pelo médico que já me passou uma receita na compra de medicamento para meu problema de insônia. Parabenizo a gestão por essa iniciativa e principalmente realizar aqui no Ceasa por ter um grande público”, disse o aposentado.

A 1ª Feira da Saúde foi uma iniciativa da Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA junto com a Secretaria de Saúde de Juazeiro através da Unidade Básica de Saúde do Itaberaba e contou com a parceria do Centro de Referência da Assistência Social do Itaberaba (CRAS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Univasf, CIAM e Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) com o carro móvel do Estação Cidadania.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro