Início Mercado do Produtor de Juazeiro é opção para quem quer manter uma alimentação saudável no dia a dia

Autarquia Municipal de Abastecimento - AMA

15/10/2021 10h00 Atualizado há 2 anos atrás

O Dia Mundial da Alimentação, comemorado neste sábado (16), foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o tema da campanha deste ano é: “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.

Na atual crise de saúde em que o mundo vive, as pessoas têm passado mais tempo em casa e, com isso, resgatar a sua conexão com a comida e ter acesso a uma alimentação saudável é uma excelente forma de prevenção contra doenças. Nesse sentido, o Mercado do Produtor de Juazeiro é uma excelente opção para quem busca adquirir produtos que proporcionam uma vida saudável.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Beatriz Lopes, as frutas, verduras e legumes são indispensáveis numa alimentação saudável e devem ser consumidos diariamente. Segundo ela, que é também gerente de assistência nutricional da Secretaria de Saúde, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), é que cada indivíduo deve ingerir por dia pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças. Este valor equivale, aproximadamente, ao consumo diário de cinco porções desses alimentos.

Eles fornecem vitaminas, minerais, diferentes fibras alimentares, compostos protetores que ajudam a regular o organismo e antioxidantes que são nutrientes essenciais na proteção das células.

No CEASA o consumidor pode encontrar de tudo – inclusive frutas que não são produzidas no Vale do São Francisco, como laranja, que está sendo vendida esta semana por R$ 27,50 o cento; maçã Nacional por R$ 77,50 a caixa com 18kg; ameixa fresca importada por R$ 105,00 a caixa com 9kg e Pêra por R$ 145,00 a caixa com 18kg.

(Foto: Marcel Cordeiro/PMJ

Frutas exóticas

Além de frutas exóticas a exemplo do Mirtilo, do Rambutão, do Magustim, da Physalis e da Pitaya – fruta que devido à sua composição nutricional, ajuda a combater o câncer (ação antioxidante), doenças cardíacas (pois auxilia na redução do LDL colesterol), e melhora a pressão arterial (devido ação da captina, uma substância presente na fruta).

Vitaminas

Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas.

A vitamina C é a “rainha” das vitaminas, capaz de fortalecer o sistema imunológico. Por isso é sempre aconselhável incluí-la na alimentação. Pode ser encontrada na laranja, morango, kiwi, limão e outros.

A vitamina E também tem um papel relacionado com a defesa do organismo e pode ser encontrada no abacate.

A vitamina A é responsável por proteger o organismo das infecções, ao formar uma espécie de barreira contra os vírus e de grande importância para a pele e olhos, ajudando a manter a saúde dos cabelos. Encontra-se nas frutas amareladas e vegetais verde-escuros: laranja, manga, abacaxi e outras.

O complexo B é considerado o grande amigo dos anticorpos que protegem o corpo da invasão de agressores. Encontra-se na laranja e no morango.

Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses. Cada fruta é uma fonte de nutrientes que não deve ser esquecida. “Uma forma de prevenir diversas doenças é aumentando o consumo de frutas e hortaliças. O baixo número de pessoas que consomem a quantidade recomendada desses alimentos ainda é pequeno e pode ser melhorado”, enfatizou a nutricionista Beatriz Lopes.

(Foto: Marcel Cordeiro/PMJ

Texto: Welington Alves – Ascom/AMA/PMJ