Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Menos de 5% das pessoas que realizaram exame no ponto de coleta da COVID-19 testaram positivo para a doença

ASCOM em 01/jun/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

Funcionando no município há 3 semanas, o ponto de coleta para exames da COVID-19 já realizou 322 testes rápidos para diagnóstico da doença. Desse quantitativo total, apenas 15 pacientes testaram positivo e os demais que negativaram aparecem no boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde como casos descartados.

O ponto de coleta, que funciona na Escola Municipal Judite Leal, bairro Maria Gorete, atende, com horário previamente agendado, a pessoas notificadas através dos postos de saúde. O superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório, destaca a importância de buscar atendimento nos posts ao serem identificados sintomas que possam indicar COVID-19. “É essencial destacar que o fluxo de notificação para casos leves começa sempre pelo atendimento nos postos de saúde e qualquer profissional das nossas 54 unidades localizadas no município estar apto a realizar a notificação da doença. Então, se forem identificados sintomas como febre, coriza, ou outro sinal de gripe leve, é preciso ir primeiro ao posto de saúde mais próximo para que a equipe de saúde notifique o caso”, ressaltou. Ele lembra ainda que a Unidade Básica de Saúde (UBS) é quem faz o monitoramento e acompanhamento dos pacientes.

O estudante Éric Álisson, após passar por atendimento na UBS do bairro Novo Encontro, foi atendido no ponto de coleta e saiu satisfeito com o tratamento recebido da equipe. “Logo que tive os primeiros sintomas de gripe procurei o posto de saúde do meu bairro e fui orientado a aguardar os 10 dias para a realização do exame. Fiquei em casa durante esse tempo e retornei para fazer o teste rápido. Graças a Deus o resultado foi negativo e agora fico mais tranquilo sabendo que não estou com a doença”, afirmou.

A SESAU lembra que para a realização do exame é necessário estar no 10º dia de início dos sintomas e há pelo menos 3 dias sem apresentar nenhum sintoma que direcione à suspeita da COVID 19. “Os pacientes notificados que a equipe atende diariamente têm seu agendamento realizado pela equipe da Vigilância em Saúde e só devem ir ao local no horário e dia marcados. Essa é uma maneira de cumprir as medidas restritivas do município e evitar aglomerações no local”, pontuou o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias. O teste rápido realizado no ponto de coleta tem resultado imediato.

A Secretaria de Saúde reforça ainda  que o ponto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os pacientes, notificado pelo posto de saúde, só podem se dirigir ao ponto de coleta no dia e horário agendado.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro