Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Masculinidade Tóxica é tema de capacitação para Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Juazeiro 

ASCOM em 04/dez/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) realizou nesta quarta-feira (04), no auditório do CIAM, uma capacitação para a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A atividade fez parte da programação dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher desenvolvida em Juazeiro.

O tema abordado foi a ‘masculinidade tóxica’ que também é a temática principal dos 21 Dias. Para tratar do assunto a representante da SPM, Flávia Reis, trouxe exemplos diários ressaltando a necessidade da desconstrução do machismo. “Fomos criadas assim e às vezes nos pegamos reproduzindo o machismo, mas isso não pode ser naturalizado. Todas nós sabemos que não queremos apanhar, mas os homens precisam saber que não podem bater. A masculinidade tóxica mata mulheres e maltrata o homem, por isso precisamos trazer o homem para o debate, discutir juntos”, afirmou.

Para ela, o contexto atual da política no Brasil é ainda mais desafiador. “É importante para SPM ter essa rede no município, principalmente no momento pelo qual passamos de perda de direitos, perda de políticas públicas. Nesse contexto, a rede nos impulsiona a seguir em frente e ficamos felizes por encontrar essa rede fortalecida em Juazeiro. Não vim ensinar nada, mas aprender juntos. Nosso desafio é desconstruir o machismo que mata e fere, é enfrentá-lo”, concluiu.

Para a secretária Cida Gama, que participou da atividade, é essencial que essa discussão chegue a todos os espaços e equipamentos públicos. “A questão da violência contra a mulher tem sido uma prioridade da gestão, temos levado muito a sério o enfrentamento a essa violência que passa pela questão do machismo e da masculinidade tóxica. Levamos a temática para diversos espaços para que a mensagem seja multiplicada e graças a isso a rede tem avançado. O desafio é grande e nosso desejo é que essa rede se fortaleça a cada dia tornando a política de cuidado à mulher cada dia mais efetiva”, destacou.

A programação dos 21 Dias de Ativismo conta também com rodas de conversas, palestras, atividades educativas, entre outros. O encerramento será no dia 10 de dezembro com a solenidade de comemoração dos 15 anos do Centro de Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM).

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro