Juazeiro/BA, 25 de outubro de 2020


Covid-19

Mais uma turma de monitores dos Telecentros conclui treinamento em Juazeiro

ASCOM em 04/set/2017

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, acompanhado do superintendente de Agricultura da ADEAP, Jefferson Gonçalves, participaram na noite da última sexta-feira (01), no espaço Plural da Univasf em Juazeiro, da entrega dos certificados de mais uma turma de futuros monitores capacitados para atuar nos Telecentros que serão implantados dos distritos de Juazeiro.

Mais de quarenta alunos da região de Pinhões, Maniçoba e Salitre concluíram a semana de treinamento que contou com aulas de informática básica (30h), FIC Montagem e Manutenção de Computadores (30h) e Instalação e Manutenção de Sistema Operacional (30h). “Devido às aulas serem intensivas, manhã tarde e noite, durante toda a semana, os alunos ficaram alojados nas dependências do Espaço Plural com direito a café da manhã, almoço e jantar. A capacitação é uma oportunidade de propiciar formação e qualificação gratuita para os futuros monitores que vão sair aptos a trabalhar na área”, explicou o professor e instrutor do curso de informática básica, Jackson Pereira Lopes.

Para o concluinte Erico José Lima de Oliveira, do assentamento São Francisco, localizado na região do Salitre, foi um grande privilégio realizar o curso. “Muito importante ter a oportunidade de concluir essa capacitação, pois aprendi muito sobre computação e internet, assunto que era completamente desconhecido por mim. Tudo que aprendi, vou levar para minha comunidade, iremos ganhar o telecentro e poder garantir acesso a um mundo digital a todos que lá moram”, observou.

Já a estudante Carol Dias Lima representante de assentamentos da região do Salitre, falou da importância do curso. “Muitos moradores do interior precisam se deslocar para a sede do município para poder acessar a internet, e com a implantação dos telecentros é um grande avanço, uma grande conquista”, declarou.

Vale destacar que o projeto do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Univasf e as Prefeituras Municipais de três Territórios de Identidade – Sertão do São Francisco Bahia, Sertão do São Francisco Pernambuco e Serra da Capivara no Piauí. O Centro pretende formar 1500 jovens em inclusão digital nos 35 municípios que integram os territórios, na perspectiva da informática como instrumento de cidadania e de gestão social.

“A implantação dos telecentros e de formação de educadores sociais nas comunidades é uma das principais iniciativas do projeto. O mesmo pretende promover a iniciação à informática aos moradores da zona rural, oportunizar acesso aos serviços do governo eletrônico e fortalecer as ações das organizações da sociedade civil a partir de uma visão participativa e comunitária. Acredito que é uma grande conquista para o nosso município”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Também serão realizadas capacitações para os futuros monitores dos demais distritos de Juazeiro.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro