Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Mais uma casa adaptada é entregue pela Prefeitura de Juazeiro através do Programa Transformar

ASCOM em 09/abr/2020

Mayane Santos – Ascom PMJ

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), entregou na manhã desta quinta-feira, 09, mais uma casa reformada pelo Programa Transformar. Localizada no bairro Tabuleiro, a residência de José Abdon, de 87 anos, que possui deficiência física e visual, recebeu adaptações para uma maior acessibilidade. O Programa, financiado com recursos municipais, tem como objetivo atender a famílias em situação de vulnerabilidade social. O prefeito Paulo Bomfim esteve presente no ato de entrega.

Para Paulo Bomfim, este programa é um dos mais importantes, pois é referência para outros municípios. “Gostaríamos de atender a mais pessoas que necessitam. Toda entrega é um ato emocionante, pois vemos o brilho nos olhos dos beneficiários ao receber a sua casa totalmente adaptada às suas condições. Isso é um dos motivos do orgulho de ser um homem público”, declarou o prefeito.

Adaptada para pessoas com deficiência, a casa recebeu estruturas especiais, a exemplo das bases de apoio instaladas no banheiro da residência. Além disso, melhorias na instalação elétrica e construção de rampas de acesso para facilitar a locomoção em cadeira de rodas foram algumas das ações realizadas no local. “Estou muito satisfeito em receber a casa e agradeço pelo que fizeram”, afirmou José Abdon, acompanhado da família durante a entrega da casa.

“Antes da reforma, era difícil para ele se locomover e até mesmo para tomar banho. Agora, vai facilitar muito a vida do meu pai”, comentou a vendedora de frutas e filha de José Abdon, Maria Vilani, ao relatar o dia a dia da família, que também mora na residência e que vive em função dos cuidados de Seu Abdon. Atendida pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a família de Vilani e Abdon foi contemplada este ano pelo Programa Transformar. “Foi uma grande alegria ter conseguido esse benefício e a gente agradece muito ao prefeito Paulo Bomfim”, disse.

O Programa Transformar é uma política pública financiada com recursos do município e que atende famílias em situação de vulnerabilidade social que necessitem de adaptações que facilitem a mobilidade. Com o intuito de oferecer uma melhor locomoção a essas populações, surgindo a partir de orientações do Governo sobre o cuidado com as pessoas do município, o programa já atendeu beneficiários em bairros como o Quidé, Praia do Rodeadouro, Antônio Conselheiro e Tabuleiro.

“O programa veio para transformar não só a residência, mas também a vida dessas pessoas”, ressaltou a superintendente do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Francisca Bandeira, durante a entrega da residência. De acordo com ela, as reformas nessas residências são realizadas de acordo com a necessidade de cada pessoa atendida. Na ocasião, afirmou que a família de José Abdon continuará sendo acompanhada pelo município. “A equipe CRAS continuará atenta às necessidades dessa família para que tenham acesso às demais políticas públicas às quais tenham direito”, finalizou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro