Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Mais uma capacitação do Projeto Fortalecendo o Semiárido foi realizada em Juazeiro

ASCOM em 16/ago/2019

Lene Radina/ASCOM ADEAP

Foi finalizada nesta quinta-feira (15), na Central de Serviço e Apoio a Agricultura Familiar (CESAF) em Juazeiro, a capacitação experimental sobre o beneficiamento da carne caprina com a elaboração de salame e calabresa defumada. A ação que durou dois dias e faz parte do programa ‘Fortalecendo o Semiárido’, é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e conta com a parceria do IRPAA.

“Um dos focos principais desse curso foi a troca de experiência, pois além de transmitir informações sobre a área gastronômica, adquirimos um pouco da cultura e dos saberes de cada participante. Na ocasião, abordamos a importância de potencializar o empreendedorismo, ensinamos noções básicas de boas práticas de fabricação e a importância da mudança de mentalidade para enxergar oportunidades”, afirmou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.

O curso reuniu 13 pessoas entre produtores, representantes de cooperativas, alunos do curso de agropecuária, donas de casas e pequenos empreendedores de Juazeiro e outros municípios. Para o estudante do município de Uauá, Alan dos Santos Souza, as capacitações abrem um leque de oportunidades. “É muito importante aprender sobre o beneficiamento da carne de bode, pois agregar valor à nossa cultura enriquece o trabalho dos pequenos produtores da agricultura familiar. Estou muito feliz em participar desse projeto que disponibiliza cursos preparatórios e técnicas para ser um bom empreendedor”, declarou.

O projeto também objetiva provocar nas pessoas a criatividade na elaboração de novos produtos utilizando os recursos disponíveis. “Quando o agricultor aprende a beneficiar a carne do bode, de certa forma ele está ganhando mais, e potencializando a agricultura familiar”, observou a estagiária do curso de agropecuária, Maria Adriana Ribeiro. Já Ana Maria de Oliveira, integrante da COOPERVIVA, falou que pretende transmitir o que aprendeu às comunidades onde trabalha.

“Tive a oportunidade de conhecer técnicas que não conhecia, já tinha experimentado a linguiça e a calabresa, mas não sabia como era feito o processo de fabricação. Tanto a parte teórica quanto a prática foi muito interessante, mais um aprendizado de vida. Espero que mais cursos como esse aconteçam”, disse.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, a ADEAP tem priorizado a profissionalização dos micro e pequenos empreendedores do município, através de seus cursos. “Nossa gestão não tem medido esforços para contribuir com a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da cidade. O projeto Fortalecendo o Semiárido, com êxito, tem alcançado um grande público. A equipe está de parabéns”, afirmou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro