Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Mais de mil atendimentos foram realizados em ação no Dia Mundial da Saúde

ASCOM em 10/abr/2017

Andréa Meireles / PMJ

Na manhã desta sexta-feira (7), a agente de crédito, Ana Cristina Santos, percebeu um movimento diferente na Praça Barão do Rio Branco, em Juazeiro. “Estava passando e vi uma mulher com uma placa pedindo um abraço. Fui até ela e vi que estava acontecendo esta ação do Dia Mundial da Saúde”, conta.

Neste ano, o tema da data comemorativa foi depressão. Por isso, além da distribuição de um material informativo sobre o assunto, dinâmicas como a relatada foram desenvolvidas no local. “O Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (Neps) também realizou a Ciranda da Vida, trazendo mensagens de afeto, carinho, compreensão e fé. O objetivo foi mostrar que o cuidado com a saúde mental também é importante”, explica Lorena Pesqueira, superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau).

Na ocasião, ainda foram ofertados serviços de promoção e prevenção de saúde, como: testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, cálculo do Índice de Massa Corporal. No total, 1139 atendimentos foram realizados. Além disso, a população ainda teve acesso à distribuição de preservativos, informações sobre como combater o mosquito Aedes Aegypti – transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, bem como orientações nutricionais e relativas à saúde bucal.

O aposentado Josinaldo dos Santos (61) estava passando pela praça e aproveitou para verificar a pressão e glicemia. “Vou aproveitar para me informar mais e fazer outros testes. Na correria do dia a dia, as pessoas não têm tempo de ir ao médico e numa ação pública como esta a gente já aproveita”, afirma.

O secretário de Saúde do município, Plínio Amorim, lembra que a saúde está sendo tratada como prioridade pela gestão do prefeito Paulo Bomfim. “Nosso objetivo é fortalecer a atenção primária, por isto, toda política que fizermos de promoção e prevenção à saúde é importante para enfrentarmos o desafio que é a saúde pública. Esperamos desenvolver ações como essa, em outros momentos e em outras praças”, conclui.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro