Juazeiro/BA, 30 de outubro de 2020


Covid-19

Mais de 300 pessoas são vacinadas contra sarampo no Mercado do Produtor de Juazeiro

ASCOM em 06/mar/2020

Daniela Duarte/AMA

Com objetivo de imunizar a população juazeirense, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA realizou uma ação nesta sexta-feira (06) e imunizou cerca de 300 pessoas no Mercado do Produtor de Juazeiro – 4º maior entreposto do país em volume e comercialização.

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo, que é destinada a todas as pessoas de 1 a 58 anos. Em Juazeiro os 54 postos de saúde do município estão equipados para atender às demandas da população. Quase 5 mil doses foram distribuídas na cidade. Em Juazeiro a vacinação contra este vírus está sendo intensificada desde janeiro deste ano, quando houve a confirmação de um caso no município.

Agnaldo Meira, diretor executivo da AMA destacou a importância dessa parceria e disse que outras ações já estão programadas. “Ficamos felizes como essas parcerias que conseguem levar para a população serviços de saúde e já está programado outro dia de vacinação. O Mercado do Produtor de Juazeiro é um ponto importante no município por ter grande aglomeração de pessoas”, disse.

Ednaldo Pereira trabalha há mais de 10 anos no entreposto e também foi imunizado na ação. “Iniciativa de extrema importância para nosso mercado. Muitos carrinheiros e permissionários que às vezes não têm tempo de ir à unidade de saúde já conseguiram se imunizar no local de trabalho. Eventos como esse são importantes para nossa saúde e trazem muitos benefícios à população. Parabenizo a gestão por sempre estar trazendo ação da área de saúde”, destacou.

De acordo com enfermeira do município Mayra Dourado, a ação no Mercado do Produtor de Juazeiro por ser um  ponto estratégico  com grande fluxo de pessoas teve um resultado muito positivo. “Foi uma ação muito produtiva que reuniu centenas de pessoas. Toda população de Juazeiro será imunizada, para isso é necessário que quem ainda não se vacinou procure o posto de saúde mais próximo de sua residência e se imunize. É gratuito e só precisa levar um documento oficial com foto, cartão do SUS e a carteira de vacina, se não tiver este último, a unidade disponibilizará um novo”, informou.

O sarampo – é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa, que pode atingir diversas pessoas não importando sua faixa etária. Ela é transmitida através de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O contágio também se dá por dispersão de gotículas com partículas virais (aerossóis) no ar, em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches, clínicas, entre outros.  O vírus pode permanecer em ambiente fechado por até duas horas depois de a pessoa infectada ter saído do local.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro