Juazeiro/BA, 26 de outubro de 2020


Covid-19

Mais de 170 atendimentos são registrados na Caravana da Saúde no bairro Jardim Vitória

ASCOM em 14/nov/2018

Débora Sousa/SESAU

O programa de governo Caravana da Saúde foi criado com objetivo de levar atendimento especializado próximo às residências reduzindo a demanda reprimida dos serviços oferecidos nas unidades Básicas de Saúde do município. Nesta quarta-feira (14) a equipe da Caravana prestou assistência com profissionais especializados em diversas áreas, aos moradores do bairro Jardim Vitória.

Com quase três anos de lançamento o programa já contabilizou mais de 30 mil atendimentos, chegando a zerar as solicitações de cardiologistas e endocrinologistas em algumas das unidades de saúde. Na programação de hoje 179 pessoas foram atendidas e tiveram zeradas as demandas de endocrinologia.

Os usuários receberam atendimentos na área de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, ginecologia, atendimento clínico, além da realização de exames laboratoriais, eletrocardiogramas e atualização do Bolsa Família, oferecido  pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), através do Estação Cidadania.

A dona de casa Adacir Gomes, foi para consulta com o ortopedista e fala do atendimento. “Já me consulto com o médico aqui do posto e com o ortopedista também. Ele já havia pedido uns exames, eu fiz e hoje vim mostrar. Não tenho do que reclamar aqui, com o postinho lotado e muitos médicos para atender. Tenho 70 anos e quando se chega a esta idade recorremos muito aos médicos, sempre sou bem atendida. Todos estão de parabéns por voltarem com a caravana ao nosso postinho”, explicou.

Outra usuária que avaliou positivamente a Caravana da Saúde foi a cabeleireira Maria das Graças, ela foi para atendimento com o Ginecologista. “Só tenho a dizer que eventos como esse são sempre bem vindos, pois acelera os atendimentos e muitas pessoas que precisam de especialista têm o atendimento aqui mesmo no posto de saúde”, pontuou.

No dia mundial do Diabetes, a Coordenadora da Caravana da Saúde, a médica e vice-prefeita Dra. Dulce Ribeiro fala da importância dos cuidados com a saúde. “Recebi hoje um paciente jovem, de 43 anos, portador de diabetes, que controla a alimentação, faz atividade física, mas com taxa de glicose em 213. Para um paciente em jejum a taxa é altíssima e é preciso saber o que fazer e rever a alimentação. Semanalmente me deparo com casos como este e nossa obrigação é orientar, acompanhar e cuidar da saúde”, pontuou.

A Secretaria de Saúde Fabíola Ribeiro acompanhou os atendimentos na Caravana da Saúde e ressaltou o comprometimento da gestão. “O objetivo da Caravana é levar até a população as mais diversas especialidades médicas e também a realização de exames. Temos o fortalecimento e empenho de toda a gestão neste programa que vem atendendo semanalmente um bairro de nossa cidade. Demandas como cardiologia e endocrinologia são zeradas quase que toda semana, isso graças a muito trabalho e empenho. Estamos trabalhando para cada dia mais conseguirmos atender as demandas da população”, explicou

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro