Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Maio da Diversidade promove Roda de Conversa no CRAS Quidé

ASCOM em 23/maio/2017

Por Fabiana Diniz/SEDIS

Uma roda de conversas sobre gênero e sexualidade realizada na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no Quidé, na tarde desta segunda-feira (22), fez parte da programação da IV edição do Maio da Diversidade. Os moradores do bairro puderam tirar dúvidas e contar experiências vividas em família e na comunidade.

“Tenho várias colegas que relatam que o preconceito começa dentro da própria casa, então é difícil ter coragem de se abrir se as experiências ruins começam dentro da própria família”, comentou a estudante Elis Silva. Para o universitário Iran Wilke ainda é preciso vencer algumas barreiras quando o assunto é a população LGBT. “Ainda temos uma sociedade machista e conservadora e precisamos vencer esses obstáculos. Sem dúvidas este bate-papo contribui para isso”, destacou.

O presidente da Associação Sertão LGBT e estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Eduardo Rocha relatou que já presenciou várias situações de preconceito. Para ele, o diálogo é uma das melhores saídas para tratar o assunto. “Precisamos entender que os LGBTs são normais, têm sentimentos e merecem a mesma dignidade e respeito que qualquer outra pessoa. Espero que todos saiam daqui com a missão de quebrar o preconceito que ainda existe lá fora”, disse.

Os profissionais do CRAS acompanharam a discussão e se propuseram a contribuir com a quebra do preconceito na comunidade e com os esclarecimentos necessários. “O CRAS pode dar esse suporte, essa orientação. Muitas famílias não sabem como agir e os profissionais do Centro estão aqui para ajudar no que for preciso”, afirmou Marcelo Souza, psicólogo da unidade.

O resultado, segundo os próprios moradores, foi positivo e contribuiu para formação de novos conceitos. “Cada um tem seu jeito, sua orientação sexual e temos que respeitar. Somos cidadãos, humanos e devemos tão somente nos unir”, completou a dona de casa Graciele Bezerra.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro