Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Mãe Sertaneja e Protocolo de Pré-Natal são apresentados para profissionais da rede municipal de saúde de Juazeiro

ASCOM em 07/mar/2018

Débora Sousa/ SESAU

A Prefeitura de Juazeiro lançou na tarde desta terça-feira, 06, na Câmara de Vereadores, o Projeto Mãe Sertaneja e, na oportunidade, também apresentou o Protocolo de Atenção Pré-Natal da Atenção Básica. O evento contou com a participação da vice-prefeita Dulce Ribeiro, das secretárias Fabíola Ribeiro e Cida Gama, do presidente da Câmara Municipal Alex Tanuri, do representante do Conselho de Classe dos Dentistas, Otaviano Alves Cajuí;  além de profissionais da sede e interior de várias especialidades.

O Projeto Mãe Sertaneja foi criado para garantir a melhoria da qualidade do pré-natal, o acesso ao parto, a consulta puerperal precoce e o estímulo ao aleitamento materno. Já o Protocolo de Atenção Pré-Natal da Atenção Básica –

que faz parte do Projeto –, tem como objetivos capacitar, referenciar e integrar a rede municipal estimulando o cuidado baseado em evidências científicas com respaldo nos princípios da humanização.

O ‘Mãe Sertaneja’ terá ainda a missão de humanizar o atendimento, desenvolver atividades de integração entre a Maternidade, a rede municipal e a comunidade; promover estratégias de qualificação do pré-natal e o cuidado integral às gestantes; ofertar intervenções para promoção, proteção, recuperação e/ou manutenção da saúde do binômio materno infantil.

A equipe do Núcleo de Educação em Promoção à Saúde/NEPS apresentou o Sistema Único de Saúde/SUS, os cuidados com a taxa de natalidade e os métodos disponíveis no município para prevenir gravidez e Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST’s, através de atividade lúdica e educativa.

A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, falou sobre todo o processo. “A soma de esforços institucionais minimiza riscos e sofrimentos às mães e seus bebês. Por isso as unidades de saúde do município acolhem as gestantes, programando o acompanhamento da gravidez e vinculando-as à maternidade de referência para o parto de acordo com o grau de risco. As gestantes e os pais do bebê também são convidados a participar de oficinas de preparação ao parto, aleitamento materno, cuidados com o bebê e visitam previamente a maternidade”, explicou.

O médico e assessor técnico da Secretaria de Saúde, Álvaro Pacheco, destacou a importância do Projeto. “O Mãe Sertaneja, que traz no bojo de suas ações o Protocolo de Pré-Natal, também integra o Programa Municipal de Educação Permanente em Saúde do SUS, os quais visam qualificar a assistência e o cuidado com as mulheres”, explicou.

Dentro das apresentações realizadas, foram destaques o projeto ‘Boas Vindas’, que tem como objetivo tirar dúvidas das gestantes acompanhadas pela Atenção Básica do município, além de apresentar o trabalho realizado pela Maternidade de Juazeiro; o ‘Fila Zero’ para gestantes, onde a mulher desde a suspeita da gestação até a hora do parto terá atendimento imediato na realização de exames, sem necessidade de espera; o Programa Municipal de Estimulo ao uso do DIU, além do Programa de Combate à Prematuridade.

A enfermeira Ana Paula de Oliveira atende no posto de Saúde da sede e fala da importância da capacitação. “Através dessa qualificação poderemos desenvolver um trabalho mais específico junto às nossas gestantes e quando as mesmas buscarem o atendimento terão informações e acesso à nossa rede de atenção. Tanto o ‘Boas Vindas’ quanto o Mãe Sertaneja  irão contribuir de maneira positiva com o nosso trabalho”, pontuou.

O médico Carlos Philliph Pinheiro atende no Posto de Maniçoba e elogiou a ação inovadora do município. “O Projeto é de extrema importância e suprirá uma demanda que tínhamos. Agora teremos um modelo a ser seguido e além da estrutura da Maternidade também teremos outras importantes condições para atendermos às nossas pacientes com mais qualidade”, concluiu.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro