Live discute amamentação em tempos de pandemia dentro da programação do ‘Agosto Dourado’

Por Fabiana Diniz/SESAU 

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou na manhã desta quarta-feira (12), uma live abordando o tema da amamentação em tempos de pandemia. A atividade fez parte da programação do ‘Agosto Dourado’, mês de incentivo à amamentação. 

live contou com a participação da gerente de Educação Permanente, Clenilda Ananias e da ginecologista obstetra e diretora médica do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Fabíola Leite. Na oportunidade foram esclarecidas dúvidas sobre o período de amamentação, mitos e verdades sobre o leite materno, alimentação saudável e cuidados de higiene durante a pandemia. “Estamos nos adaptando ao novo modelo de compartilhamento de informações e esta é mais uma chance para estarmos juntos, tirar dúvidas e aprender mais sobre o desafio de ser mãe neste novo cenário que estamos vivendo onde o isolamento social é a realidade de grande parte das famílias. Esse espaço é de enriquecimento para todos nós”, afirmou Clenilda. 

A diretora médica do Hospital Materno Infantil de Juazeiro, Fabíola Leite, falou sobre os diversos aspectos que envolvem a amamentação e os benefícios para mãe e bebê. “O leite materno é um alimento completo e o ato de amamentar traz vários benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Promove o fortalecimento do vínculo afetivo e proporciona a troca de sentimentos e de aprendizado, pois ambos estão aprendendo nesse processo. Nas mamães, entre outras coisas, evita hemorragia pós-parto, diminui as chances do câncer de mama e de ovário, osteoporose, doenças cardiovasculares, além de ajudar na perda de peso. No bebê, previne infecções e doenças a longo prazo, pois possui todos os nutrientes e anticorpos que o bebê precisa, estimula formação dos músculos da face, ajuda na digestão fazendo com que ele tenha menos cólicas e no desenvolvimento da sua inteligência, entre outros benefícios”, afirmou a médica.  

Ela fala ainda sobre os cuidados necessários no ato de amamentar durante a pandemia. “A pandemia nos trouxe cuidados extras que devemos ter com a amamentação. São aspectos afetivos, físicos e emocionais que envolvem esse processo e que precisamos ter atenção.  Estamos numa fase atípica e que muitas coisas ainda estão sendo estudadas. Os estudos científicos são iniciais, mas o que temos de informação até o momento é que através do leite não há transmissão da COVID-19.  A transmissão pode ocorrer da mesma forma que acontece entre adultos, então os cuidados são os mesmos. Devem ser tomados cuidados como, usar máscara, sempre que tocar o bebê higienizar as mãos, colocar o berço pelo menos 2 metros da cama da mãe, além de também evitar visitas”, completou. 

A programação do ‘Agosto Dourado’ pode ser acompanhada através do site e das redes sociais da Prefeitura de Juazeiro. 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo