Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Jurados fazem triagem do Festival Edésio Santos da Canção

ASCOM em 05/nov/2019

Por Ramáiana Leal/ SECULTE

As inscrições para o Festival Edésio Santos da Canção – uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – foram finalizadas na última sexta-feira, 01. Nesta segunda-feira, 04, aconteceu na SECULTE a triagem das canções inscritas, selecionando 24 músicas inéditas para concorrer ao Festival, que acontece de 12 a 14 de dezembro, na Vila Bossa Nova – Orla II de Juazeiro.

Os jurados participantes da triagem foram o poeta e escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho; o cantor e compositor Alan Cléber e a pianista e professora de música Diana Maia. “Entendemos que temos aqui em Juazeiro pessoas capacitadas para participar desse júri, dessa primeira seleção e encontramos nessas três personalidades a parceria que precisávamos. Foi o dia inteiro de triagem e saímos com as 24 canções concorrentes”, disse o gerente de cultura Ramon Raniere.

Para o poeta João Gilberto, participar da triagem foi uma experiência muito boa. “Esse é um festival que impulsiona o cenário musical local”, ressalta. O cantor Alan Cleber tem uma história com o Festival Edésio Santos, tendo sido escolhido como melhor intérprete em sua primeira apresentação. “É uma honra participar dessa triagem, porque foi no palco do Edésio que comecei minha carreira. Fazer a triagem é um aprendizado, porque nos deparamos com canções ótimas, com boa qualidade de rima e verso, consistentes. O Festival Edésio Santos da Canção merece boa qualidade musical”, disse Alan.

De acordo com o superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias, o próximo passo do Festival é publicar o resultado e esperar o período de cinco dias para contestação aos critérios de ineditismo e originalidade. “Caso haja necessidade de haver uma troca, já temos as canções suplentes. No final do mês começam os ensaios com a banda base. Vale ressaltar que os jurados que participaram da triagem não sabem quem são os compositores, apenas escutam as canções e avaliam as letras”, ressalta.

Para a professora de música Diana Maia, a importância do Festival é sempre destacar os talentos. “São muitos talentos escondidos que precisam ser revelados”, conclui.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro