Juazeiro recebe mil testes rápidos para detectar o vírus da Zika

Andréa Meireles/ PMJ

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) recebeu do Estado, através do Núcleo Regional de Saúde Norte, mil testes rápidos para triagem do vírus da Zika. Podem realizar este exame, bebês que nascerem com o perímetro cefálico igual ou inferior ao parâmetro padrão definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 31,9 para meninos e para meninas 31,5, além de grávidas que apresentem os sintomas da doença ou por prescrição médica.

Os exames serão realizados no Laboratório Central de Saúde Pública. De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, o resultado do teste fica pronto em 30 minutos. “Se o resultado for positivo, colheremos uma mostra de sangue para enviar para Salvador para ter a confirmação”, afirma.

Os principais sintomas provocados pelo vírus da Zika são: febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. As grávidas que apresentarem estes indícios devem procurar um médico com urgência para solicitar uma requisição do exame. Segundo o secretário de Saúde, Plínio Amorim, as mulheres que tiverem a doença confirmada serão encaminhadas para o pré-natal de alto risco. “Faremos um acompanhamento mais delicado da mãe no decorrer da gestação e iremos nos preparar para receber a criança. A equipe de profissionais estará ciente do diagnóstico da mãe e da data provável do parto. Quando nascer, será observado se o bebê apresenta sinais de microcefalia”, explica.

Pedro Alcântra, coordenador do Núcleo, destaca a importância de manter o diálogo aberto entre Estado e município. “Temos um contato direto para que o estoque dos testes rápidos e das vacinas sejam sempre recompostos no momento exato e que, dessa forma, a comunidade não venha a necessitar e estar descoberta”, diz.

 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo