Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Juazeiro participa de Oficina sobre Saúde na Macrorregião Pernambuco e Bahia 

ASCOM em 27/jan/2020

Débora Sousa/ SESAU

A vice-prefeita Dulce Ribeiro representou o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim na 1ª Oficina Macrorregião de Saúde Pernambuco e Bahia realizada no auditório do Hotel Grande Rio em Petrolina na última quita-feira e sexta-feira (23 e 24). O projeto tem como objetivo o fortalecimento dos processos de governança, organização e integração da rede de atenção à saúde regionalizada. O evento foi organizado pelos Conselhos das secretarias estaduais de saúde dos estados de Pernambuco e Bahia.

A vice-prefeita Ribeiro participou da abertura e das discussões sobre as situações da saúde pública, em especial na cidade baiana que é referência para 53 municípios pertencentes à rede PEBA. O evento discutiu análise situacional de saúde na macrorregião, realizou exposição de fotografias da macrorregião com avanços e desafios, oficina de identificação dos macroproblemas e construção dos objetivos estratégicos.

Para Dulce Ribeiro a discussão sobre a saúde na região é de suma importância pois, “estamos em local estratégico e Juazeiro e Petrolina se desenvolvem e crescem no cenário de investimentos e qualificação profissional, isso atrai os olhares de outros municípios ao redor. A consequência disso é a superlotação de nossas redes de atenção à saúde e duas cidades que não conseguem mais atender sozinhas tantos outros municípios. As discussões aqui apresentadas foram de suma importância e estamos imbuídos no andamento de um plano que venha fortalecer cada município desses dois estados para que cada cidade tenha uma rede que atenda com precisão seus munícipes”, descreveu a vice prefeita.

De acordo com os presidentes dos Conselhos dos Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco e Bahia, Orlando Jorge Pereira (COSEMS-PE) e Stela dos Santos Souza (COSEMS-BA) esta primeira oficina integra o fortalecimento dos processos de governança. “Este momento de organização e integração da Rede de Atenção à Saúde (regionalização) está sendo executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) em parceria com o Ministério da Saúde via programa de apoio do Desenvolvimento Institucional do SUS e Conselhos Nacionais das Secretarias Municipais da Saúde e Secretarias dos Estados Pernambuco e Bahia”, descreveu Orlando. Para Stela “este projeto prevê o apoio e assessoria aos municípios que compõem a macrorregião de saúde Pernambuco e Bahia para construção dos planos regionais de saúde e fortalecimento dos espaços de governança”, concluiu.

Nesta sexta-feira (24) as discussões giraram em torno dos mapeamentos e identificações com apresentações dos resultados da análise situacional, além da avaliação final e encaminhamentos. Representando a Secretaria de Saúde de Juazeiro estão: a Superintendente da Atenção Especializada Cilene Duarte, a Assessora de Planejamento Luciana Florintino, a Assessora técnica Ianni Emanuelle e a diretora de regulação Alice Mara.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro