Juazeiro mantém crescimento em mais um Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal

Ascom

O fim de ano vem com boas novas para o município de Juazeiro. O prefeito Paulo Bomfim celebra a divulgação de mais um Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que comprova que a cidade avançou nas três áreas analisadas: Emprego e Renda, Educação e Saúde.

De acordo com o site, o Índice de Desenvolvimento Municipal é um estudo do Sistema FIRJAN criado em 2008 que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Para efeitos de comparação, em 2008, Juazeiro estava na 64ª posição no Estado e na 3957°  no ranking nacional. Hoje, o município está na 19ª Estadual e 2678ª na Nacional. De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Em todos as áreas de atuação pesquisadas, o crescimento dos gráficos é notório.

Enquanto em 2008 Juazeiro estava com baixo índice de desenvolvimento na saúde, com pouco menos de 0,3971, em 2013 o município atingiu 0,6415, já com alto índice de desenvolvimento. Todas as outras áreas também obtiveram classificação de alto índice de desenvolvimento.

Para o prefeito, é uma ótima notícia, mas não uma surpresa. “Desde 2009 que esta cidade vem mudando, com um caminho traçado junto com a população. Foram muitos investimentos nas três áreas. Priorizamos a educação, construímos mais de 20 creches, onde só havia 8; quadras poliesportivas; reformamos, ampliamos, climatizamos e construímos mais de 100 escolas municipais; valorizamos o professor, instituímos gestão democrática nas escolas, dentre várias estratégias. Criamos condições para a educação se desenvolver, além de investir na saúde, com a aquisição da maternidade e hospital da criança, UPA 24h, e o grande investimento na atenção básica, nos postos de saúde. Mas temos consciência de que ainda precisamos melhorar mais. A demanda é muito grande e uma continuidade do pensamento em desenvolver esta cidade”, declara o prefeito Paulo Bomfim.

Prefeito à época, o atual Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, destaca outro ponto que fez com que Juazeiro se posicionasse de modo mais destacado. “Nós criamos a secretaria de Desenvolvimento Econômico e colocamos na rua a política de atração de novos investimentos. Tínhamos poucas empresas no Distrito Industrial e algumas estavam indo embora da cidade. A partir daí procuramos empresas dos mais variados ramos: desde grandes redes de supermercados a indústria do ramo de energia. Isso tudo para agregar com a nossa base econômica, que é a agricultura irrigada. Além disso, investimos em capacitação da população. Tanto ofertamos pelo Poder Público, como buscamos parcerias, como a Carreta do Senac, que ficou anos em Juazeiro. Tudo isso possibilitou o bom resultado no índice de Emprego & Renda, com Juazeiro ficando anos entre os municípios brasileiros que mais geraram emprego. Acredito que ainda virão outros bons Índices Firjans pela frente”, prevê Isaac Carvalho

 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo