Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Juazeiro inicia ciclo de Pré-Conferências Municipais de Saúde

ASCOM em 20/mar/2019

Gardennia Garibalde/SESAU

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (SESAU) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciou nesta terça-feira (19), na sede do SAMU, o ciclo de Pré-Conferências de Saúde, etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como objetivo a discussão do tema central ‘Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’.

Além dos debates, o ciclo de Pré-Conferências que prossegue nesta quarta e quinta-feira (dias 20 e 21), iniciou também o processo de inscrição e escolha dos delegados que terão direito ao voto nas propostas para as diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para o município, que deverão ser apresentadas na Conferência Municipal nos dias 03 e 04 de abril no Centro de Cultura João Gilberto.

“A Conferência de Saúde é a expressão máxima da participação popular, processo no qual a comunidade se reúne, discute e delibera coletivamente ações que visam a melhoria da assistência e qualidade dos serviços de saúde oferecidos a população. Hoje a gestão municipal em Juazeiro realiza inúmeros esforços para manter a oferta de serviços, com avanços consideráveis, isso tudo em meio a uma crise nacional. A Conferência é o momento onde podemos construir propostas e idéias que cheguem em nível nacional e nos tragam mais avanços e melhorias nos serviços que hoje ofertamos”, declarou o Superintendente de Atenção Básica da SESAU, Gilberto Libório que participou do evento como servidor da área de saúde.

Para o prestador de serviços em saúde do município, Nivaldo Carvalho, independente do momento político, a população como um todo e a gestão precisam estar unidas nesse momento na busca por um sistema de saúde único e igualitário. “O povo tem que aproveitar a oportunidade e se fazer ouvir, para que sejam construídas propostas que corrijam as inúmeras falhas existentes hoje no sistema”, disse Carvalho.

Já o Conselheiro Sílvio Perrota acredita que o momento é de unir forças e aproveitar a oportunidade. “Convidamos a população e os representantes dos diversos setores para somarmos forças e juntos tentar promover a melhoria na saúde da nossa região. Participem das etapas tanto na sede como no interior. A conferência é uma oportunidade de diálogo sobre políticas públicas voltadas à construção de uma saúde para todos”, destacou o conselheiro.

A primeira noite de Pré-Conferências contou com a presença de cerca de 40 participantes, onde foram escolhidos parte dos delegados que irão representar os servidores, gestores e prestadores de serviços de saúde na IX Conferência Municipal de Saúde.

Confira as datas, locais e horários das próximas Pré-Conferências e participe.

Dia 20/03: 18h – Auditório da Escola Santa Inês, no Distrito Maniçoba – Sociedade civil organizada do interior

Dia 21/03: 08h – Auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) – Sociedade civil organizada da sede

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro