Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Juazeiro encerra atividades do Janeiro Branco com oficinas na rede de saúde municipal

ASCOM em 29/jan/2020

Débora Sousa/SESAU

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria Municipal da Saúde, através da Gerência de Educação Permanente e do Núcleo de Educação e Prevenção à Saúde (NEPS), com apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), encerrou as oficinas e palestras sobre saúde mental para os profissionais e usuários da rede de saúde pública municipal. O objetivo das atividades desenvolvidas neste mês foi acolher o tanto o usuário como o profissional, este que está diretamente em contato com as pessoas e também prestar assistência ao mesmo.

Falar sobre saúde mental e os cuidados com a mente foi além dos pacientes e chegou aos profissionais que estão no dia a dia em atendimento às demandas das comunidades. O primeiro encontro aconteceu na sede da Secretaria de Saúde, uma manhã de acolhimento e bem estar, passou pelas unidades de saúde, na rede especializada, através da UPA e do SAMU, e teve o acolhimento ainda a dentistas, recepcionistas e agentes comunitários de saúde.

Para Mônica dos Santos, recepcionista do posto de saúde que atende os residenciais Juazeiro 1, 2 e 3, “sem dúvida foi o momento propício para tratar desse tema, pois além de atendermos à população, somos também pacientes e precisamos de cuidado. Às vezes na rotina exaustiva do trabalho não nos damos conta da importância de descansar e relaxar a nossa mente. Estamos sempre muito acelerados e isso não faz bem para nosso corpo nem para nossa mente. Agradeço por este momento e devemos tirar sim, um tempinho para nos cuidarmos”, descreveu.

Moradora do bairro Piranga, Juliane de Miranda fala da importância do tema ser trabalhado na unidade de saúde.  “A palestra foi enriquecedora e nos deixou mais leve, proporcionando momentos de reflexão, eu gostei muito. Momentos como este nos ajudam a refletir sobre tudo, nossa vida pessoal, profissional”, disse. Para o dentista, Otaviano Alves Cajuí “é bom contar com ações de pedagogia num assunto tão delicado que é a saúde mental, tema sempre em evidência, mas de difícil solução por envolver barreiras como o preconceito”, explicou.

A gerente de Educação Permanente, Clenilda Ananias acredita que “trabalhar a educação na saúde é algo constante e elaboramos cronogramas para atender nossa rede, O Janeiro Branco é o primeiro momento de atenção e este ano inserimos mais nossos profissionais também, pois precisamos cuidar desse cuidador, entender suas necessidades, para que ele consiga entender e enxergar com mais eficácia as demais demandas. Não encerramos os cuidados hoje, pausamos um ciclo e vamos continuar trabalhando a educação permanente em saúde durante todo o ano e em todos os pontos de saúde municipal”, explicou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro