Juazeiro é uma das seis cidades do Nordeste contempladas pelo Programa Educação Conectada

O município de Juazeiro foi um dos escolhidos pelo Ministério da Educação (MEC) para a implantação do projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), no interior do Nordeste. A iniciativa do Governo Federal visa conectar escolas para promover o uso pedagógico da tecnologia digital na Educação Básica, e serão beneficiadas 80 instituições, entre municipais e estaduais. Integrantes da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) do município e equipe técnica terceirizada do MEC já vêm realizando vistorias nas escolas.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, as equipes percorreram escolas nos bairros Tabuleiro, Itaberaba, Residencial Juazeiro 1,  Piranga, Piranga 1 e 2, João Paulo II, Antônio Guilhermino, João XXIII e Parque Residencial. Nas unidades de ensino, as equipes conversaram com os gestores escolares e identificaram os possíveis pontos de distribuição de internet nas escolas. A internet será fornecida por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A vistoria interna nas escolas é a primeira etapa para o funcionamento do projeto. Ainda será realizado um levantamento de campo externo para construção do projeto da infraestrutura que levará a internet para as escolas como uma das ferramentas pedagógicas, e, posteriormente, sua implantação nas instituições de ensino. “Cada escola terá uma antena o mais próximo possível das salas de aula. O objetivo é fornecer internet de qualidade para promover o uso pedagógico da tecnologia digital. Com a pandemia, esses mecanismos tornaram-se cada vez mais importantes na prática pedagógica”, explicou a assessora técnica da Seduc, Isabel Cristina.

Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Compartilhe essa publicação