Juazeiro/BA, 23 de novembro de 2020


Covid-19

Juazeiro alcança índice de indicativo positivo de políticas de desenvolvimento

ASCOM em 21/nov/2017

Lene Radina/ASCOM ADEAP

O município de Juazeiro vem alcançando metas consideráveis no setor do desenvolvimento econômico no ranking nacional. A cidade que hoje ocupa o primeiro lugar do estado e o sexto do país na geração de emprego de carteira assinada, acaba de obter mais um grande mérito, tornou-se índice de indicativo positivo de políticas de desenvolvimento implantadas no município.

“Dentro das políticas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, existe a Lei Geral 123 que aborda processos de desburocratização, valorização e favorece o ambiente dos pequenos negócios que se instalam no município. Na lei, existem algumas temáticas que foram transformadas em indicadores de acompanhamento da política implementada e Juazeiro acaba de alcançar essa meta. Essa é uma grande vitória”, observou o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro.

Os indicadores exigem que o município possua uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Agentes de Desenvolvimento (pessoas indicadas pelo município, que tem uma atuação transversal dentro das secretarias); Sala do Empreendedor, um espaço que se destina ao atendimento dos micro e pequenos empreendedores; e Compras Públicas, que são feitas através de editais específicos voltados para pequenos negócios, bem como o cumprimento da lei que determina a compra de 30% da merenda escolar oriunda da agricultura familiar.

A partir do momento que esses indicadores são preenchidos e que existam evidências que o município pratica essas condicionantes, ele tem o indicador implantado. “Hoje Juazeiro alcançou esse status, pois tem o indicador de política de desenvolvimento implantado. A prefeitura pode afirmar que temos políticas de desenvolvimento voltadas para os pequenos negócios, pois cumpri a série de requisitos expostos na Lei”, comemorou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Vale destacar que a Bahia possui 16 municípios que alcançaram esse índice, sendo que das cidades de porte médio do estado apenas duas obtiveram resultado positivo, Juazeiro e Simões Filho. “É uma grande conquista que alcançamos. O nosso índice positivo iniciou com a implantação Sala do Empreendedor e agora temos o trabalho de manter e aperfeiçoar esse indicador. O nosso objetivo é fazer cada vez mais e melhor em prol do desenvolvimento de Juazeiro”, finalizou Tiano.

Para mais informações acessem o site www.portaldodesenvolvimento.org.br e clique no link do Sistema de Monitoramento da lei Geral.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro