Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

Juazeiro agora tem Selo de Inspeção Municipal e primeira empresa certificada

ASCOM em 25/fev/2019

Por Fabiana Diniz/ADEAP

Fotos: Allan Torres

A Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) lançou nesta sexta-feira (22), dentro da programação do Toda Sexta Tem Obra, na comunidade de Canoa, distrito de Massaroca, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), dando início ao processo de certificação de produtos de origem animal e vegetal na cidade. Durante o lançamento, foi inaugurado o primeiro empreendimento certificado do município, o Entreposto de Ovos da Comunidade de Canoa.

A solenidade contou com a presença do deputado federal Josias Gomes, do secretário interino da SDR Jeandro Ribeiro, do diretor-presidente da CAR Wilson Dias, do coordenador geral do IRPAA Cícero Félix, de representantes da ADAB, da COOFAMA, além de lideranças políticas e comunitárias.

O prefeito Paulo Bomfim, destacou a importância da iniciativa. “A conquista do selo é uma luta antiga e histórica que vai possibilitar ao pequeno produtor e ao agricultor familiar oferecer mais qualidade ao consumidor final. É uma ação que vem para contemplar todo o município”, destacou.

O selo de certificação, emitido através do SIM, é uma certificação em nível municipal que permite às agroindústrias de médio e pequeno porte a comercialização de forma segura, garantindo aos consumidores um produto de qualidade e fiscalizado por uma equipe composta por médica veterinária, engenheiro agrônomo, tecnóloga em alimentos e auxiliares em inspeção.

A Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (COOFAMA), que conta com 90 famílias associadas, foi a primeira a receber o selo de inspeção. A vice-presidente da Associação de Canoa Delma Lino, falou da satisfação da comunidade em receber a certificação do entreposto. “É a realização de um sonho antigo da comunidade, batalhamos bastante por esta conquista que vai facilitar o escoamento de toda nossa produção”, afirmou.

Para o secretário Tiano Félix, a conquista do selo é resultado da atuação da gestão municipal. “O governo tem buscado cumprir pilares importantes para o desenvolvimento de nossa cidade, cumprindo o prometido em campanha. Temos oito importantes feiras nos distritos do município através das quais o governo cumpre seu papel social, fortalecendo a agricultura familiar, e a vinda do selo reforça ainda mais esse compromisso. Hoje, sem dúvida, é mais um dia de comemoração”, disse.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro