Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Juazeiro adere à Década Estadual Afrodescendente em cerimônia concorrida na Câmara de Vereadores

ASCOM em 23/out/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Foi realizada nesta terça-feira (22) no auditório da Câmara de Vereadores a cerimônia de adesão do município de Juazeiro à ‘Década Estadual Afrodescendente’. A cerimônia contou com grande participação de povos de terreiros, autoridades locais, além da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial Fábia Reys. O evento foi aberto ao som do grupo de Afoxé Filhos de Zaze.

A Década Afrodescendente é um compromisso da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi instituída para o período de 2014/2024. A adesão do Estado da Bahia aconteceu em 2015, através de decreto do Governo do Estado, prevendo, entre outras coisas, a efetivação da política de promoção da igualdade racial e a eliminação do racismo e de intolerâncias correlatas.

A vice-prefeita Dulce Ribeiro representou o prefeito Paulo Bomfim na cerimônia e reafirmou o compromisso da gestão municipal no fortalecimento da política pública de promoção da igualdade racial. “Juazeiro tem tido essa preocupação e a adesão à década vem para corroborar ainda mais esse compromisso. O cuidado com as pessoas passa por todas as áreas e na atual gestão isso tem sido uma das nossas marcas, não seria diferente com a luta por igualdade racial”, afirmou a vice-prefeita.

O objetivo principal da Década é promover o respeito, a proteção e o cumprimento dos direitos humanos da população negra. A presidente do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (COMPIR), Márcia Guena, elogiou a iniciativa da prefeitura. “A morte da juventude negra cresceu 400% nos últimos anos. Morrem todas as raças, todos os dias, mas nós morremos mais. Por isso, parabenizo a secretaria e a gestão municipal por estar conosco nesta luta. Temos avançado apesar da política retrógrada do governo federal, temos resistido e esse é um passo importante para a população negra”, destacou.

Dando início às ações da Década, foi instituído Grupo de Trabalho Intersetorial, com a finalidade de articular e integrar as ações de Governo que tenham relação com a promoção da igualdade racial e já previstas em instrumentos normativos vigentes, a serem implementadas ao longo da Década. O Grupo de Trabalho será coordenado pela SEDES, formado por gestores municipais das secretarias afins e por representação do COMPIR, poderá criar comissões temáticas, divididas em linhas de ação e subgrupos de trabalho, com a participação de representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, sempre que constar temas de suas áreas de atuação.

Em seu discurso a secretária da SEPROMI, Fábia Reys, falou sobre a importância de parcerias na luta por igualdade entre os povos. “Essa é uma agenda fundamental e tenho desafiado diariamente nossa equipe a estar em todos os municípios do Estado. Mas, a SEPROMI só vai longe porque podemos contar com importantes parcerias como a dos municípios. E é com muita alegria que hoje reafirmamos o compromisso de nos aprofundarmos nas políticas de promoção da igualdade racial e de construirmos uma grande rede”, declarou.

Para a secretária Cida Gama “essa adesão do município à Década fortalece ainda mais nosso objetivo de trabalhar com políticas públicas que de fato transformem a vida das pessoas”. Ainda na ocasião, foi realizada a adesão dos municípios do Território Sertão do São Francisco ao Fórum de Gestores da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro