Início Juazeiro 143 anos: Prefeitura avança com obras e serviços e muda realidade da população do interior

Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDUR

14/07/2021 10h31 Atualizado há 3 anos atrás

No mês de aniversário dos 143 anos da cidade, a Prefeitura de Juazeiro, entre diversas programações, comemora apresentando ações realizadas no interior do município. Com a presença contínua das secretarias e autarquias municipais, o Poder Público Municipal, em seis meses, chegou mais perto do cidadão levando qualidade de vida e desenvolvimento para os que mais precisam.

Ciente do desafio, a prefeita Suzana Ramos afirma que esforços não são medidos em prol do interior de Juazeiro. “Iniciamos o primeiro ano de governo com muitas demandas, mas com o preparo da nossa equipe conseguimos desenvolver diversas ações importantes nas comunidades. A gente conhece quem mais precisa das ações do poder público, então estamos investindo e trabalhando para desenvolver o município para todos, principalmente o homem e a mulher do campo”, enfatizou a gestora.

Pavimentação, patrolamento e limpeza

Somente através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento (Sedur) foram realizados serviços de pavimentação asfáltica em Carnaíba do Sertão, Itamotinga e operações tapa-buraco em Maniçoba, Mandacaru e Rodeadouro fruto de emenda parlamentar do deputado Federal, Adolfo Viana. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), residências de pessoas com deficiência – uma delas em Itamotinga – estão promovendo acessibilidade e melhoria da qualidade de vida às famílias.

Já a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), com sua extensa agenda de atividades, realizou também patrolamento de estradas vicinais e uso de trator de esteira em Juremal, Junco, Salitre, Rodeadouro, Quipá e Carnaíba do Sertão, além de mutirões de limpeza, podas de árvores, abastecimento de água, através de carros pipas, e serviços de iluminação em comunidades e povoados.

Abastecimento de água e saneamento básico

Através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) foram instaladas redes de saneamento em diversas localidades de Itamotinga, Juremal e Maniçoba. E para melhorar o serviço de abastecimento de água, houve a implantação de várias bombas com motores novos, bombas submersas e modelo de cata-vento. Além disso, foram implementados mais de 2.400 metros de extensão de rede de água.

As comunidades também foram beneficiadas com cerca de 70 barreiros, através de parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), e em conjunto com o Ministério da Cidadania, o Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf) e o Instituto de Políticas Públicas Nordeste Digital. Até o momento, 10 unidades já foram construídas, sendo oito somente na comunidade da Lagoinha, em Massaroca. O objetivo é melhorar a vida do homem do campo, visando garantir o acesso à água para uso animal e plantações.

Fiscalização ambiental

A Prefeitura de Juazeiro também está realizando monitoramento no açude de Pinhões, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE). Foram colhidas amostras para avaliar se o açude está contaminado. Técnicos da Mineração Caraíba e do SAAE estão analisando a qualidade da água, buscando a identificação das causas do problema e resolução da situação.

Reformas de escolas

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) reformou a Escola Municipal Eleotério Soares Fonseca, em Pinhões. A unidade passou a funcionar em tempo integral. Entre as melhorias executadas, estão a implantação do refeitório, parque infantil, climatização de salas de aula, aplicação de revestimento, construção de calçada, paisagismo e adaptações nos banheiros para promoção de acessibilidade. Também foram iniciados os estudos para elaboração de projeto para reforma e ampliação da Escola Municipal Rural de Massaroca (ERUM).

Entre as diversas ações da Secretaria de Saúde (Sesau) no interior como, por exemplo, vacinação contra o coronavírus e gripe, houve também a reforma na Unidade Básica de Saúde de Carnaíba de Dentro, no distrito de Carnaíba do Sertão e estudos para reformas de outras unidades como das comunidades de Jatobá, no Centro Administrativo de Juazeiro (CAJ), Guanhães, e Maniçoba II.

Sinalização e abrigos de ônibus

Já a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) promoveu intervenções importantes no trânsito para melhorar a mobilidade na zona rural. Nas vias principais dos distritos de Maniçoba, Carnaíba e Abóbora, foram feitas novas sinalizações horizontais e verticais como faixa de pedestres, lombada, rampas de acessibilidade e mais de 80 placas de sinalização. Além disso, estão sendo implantados novos abrigos de ônibus nos distritos. Em seis meses de governo foram instalados 11 equipamentos, levando segurança e proteção aos usuários.

Texto: Eudes Sampaio – Ascom/SEDUR/PMJ