Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Juazeirenses elegem conselheiros tutelares com recorde de votos válidos

ASCOM em 07/out/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Os jauzeirenses acordaram mais cedo neste domingo e foram às urnas para elegerem os conselheiros tutelares que atuarão no quadriênio 20/23. Além da organização no processo eleitoral conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o que chamou a atenção foi o número de votantes que chegou a marca dos 6 mil, o dobro da eleição passada. O prefeito Paulo Bomfim e a secretária Cida Gama acompanharam o dia de votação.

Foram 22 candidatos habilitados após processo seletivo e os eleitores puderam votar em apenas um. A professora Maria Alves da Silva foi uma das primeiras a votar e falou sobre a importância da participação da comunidade na eleição. “Fiz questão de vim votar, e antes disso de conhecer os candidatos, e votar naquele que acredito ser o melhor para a causa da criança e do adolescente. Seria muito bom se todas as pessoas soubessem como um conselheiro tutelar é importante para o cuidado com nossas crianças. De qualquer forma, acho que já tivemos uma mudança pela quantidade de pessoas que vi hoje votando. O caminho é esse”, afirmou.

O prefeito Paulo Bomfim também exerceu o ato de cidadania e compareceu à votação. “Vim cumprir com a minha obrigação de cidadão. O nosso governo tem compromisso com as questões sociais. Espero que os novos Conselheiros façam cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente, único instrumento de proteção dos direitos de crianças e adolescentes”, declarou. A eleição em Juazeiro foi uma das poucas em todo país onde foram utilizadas urnas eletrônicas, facilitando a votação e a divulgação do resultado final que já era conhecido pouco mais de duas horas após encerrada a votação.

Para a secretária Cida Gama isso se deve a gestão municipal que deu todo respaldo ao processo eleitoral. “Tivemos um processo eleitoral rigoroso desde o lançamento do edital, tudo feito com muito cuidado pela comissão organizadora e a gestão municipal nos deu todo suporte necessário para que tudo ocorresse da forma que foi. Não foi registrada nenhuma ocorrência, as urnas funcionaram sem necessidade de substituição e o resultado foi uma eleição sem problemas, finalizada com êxito”, destacou a secretária.

“Tudo correu como planejado desde o início do processo eleitoral, culminando na eleição. Os acontecimentos do dia foram normais dentro de uma eleição, tivemos um público bem acima do esperado, mas a tranquilidade foi registrada durante todo o processo”, completou o presidente do CMDCA, Vicente de Paula.

Computados os votos válidos, foram reconduzidos aos cargos, 3 dos cinco conselheiros atuais e dois novos nomes passam a fazer parte do órgão, entre eles, o jovem Zezinho da Messe, que não segurou a emoção com a confirmação de sua eleição. “Muito gratificante ser eleito, estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos pela confiança. Vou fazer de tudo para retribuir a altura, vou fazer jus a cada voto a mim depositado e luta pelo fortalecimento da política de cuidado a criança e ao adolescente”, falou o novo conselheiro. Os demais eleitos foram: Charles Vargas, Sidinei Honorato, Sara Oliveira e Fabio Duarte.

Todo o dia de votação foi acompanhado por representantes do Ministério Público, Guarda Municipal e Polícia Militar.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro