Juazeirenses aprovam obra de Requalificação do Parque Lagoa de Calu realizada pela Prefeitura de Juazeiro

Início Juazeirenses aprovam obra de Requalificação do Parque Lagoa de Calu realizada pela Prefeitura de Juazeiro

Juazeirenses aprovam obra de Requalificação do Parque Lagoa de Calu realizada pela Prefeitura de Juazeiro

Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento UrbanoSecretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano - SEDURSecretaria de Serviços PúblicosServiço de Água e Saneamento Ambiental - SAAE

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Juazeirenses aprovam obra de Requalificação do Parque Lagoa de Calu realizada pela Prefeitura de Juazeiro

27/09/2023 17h55 Atualizado há 2 meses atrás


A população que passou pelo Parque Lagoa de Calu na manhã desta quarta-feira (27) já notou os impactos promovidos pela obra de requalificação que está sendo realizada no espaço e fez questão de expressar o sentimento de aprovação.

“Já melhorou bastante com a limpeza que a prefeitura está fazendo, na outra gestão aparecia muitos insetos, muriçocas e odor por falta de cuidado com a lagoa”, disse Rayane Salles, moradora do Alto da Maravilha que elogiou a ação da gestão Suzana Ramos. Outro juazeirense que destacou a importância da obra foi o permissionário, Renato Alencar, “a Lagoa de Calu é um espaço de todos, fico grato à prefeita pelo olhar cuidadoso em revitalizar a lagoa e investir na qualificação dos espaços públicos”, agradeceu.

A intervenção realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), já requalificou e ampliou os equipamentos de esporte e lazer, a última fase da obra, que já está em andamento, contempla ações de paisagismo e revitalização do espelho d’água.


“Iniciamos uma transformação do cartão postal de nossa cidade, mais de R$ 1 milhão em recursos próprios foram investidos. Trocamos piso e alambrado das quadras, recuperamos ciclovia, quiosques e canteiros das árvores. Além disso, o parque recebeu reforma das arquibancadas, novas luminárias em LED, novos bancos, academia a céu aberto, parque infantil em eucalipto e melhoria da acessibilidade do local. Em breve os juazeirenses receberão a Lagoa de Calu completamente revitalizada e o parque requalificado”, pontuou a prefeita Suzana Ramos.

Para o secretário da Sedur, Acauã Santiago, a gestão Suzana Ramos tem trabalhado incansavelmente para promover o desenvolvimento de Juazeiro. “As ações de requalificação e revitalização irão proporcionar lazer, esporte, sustentabilidade, geração de renda com a ocupação do espaço público pelo povo. Ainda em outubro será finalizada a requalificação estrutural completa do parque”, destacou Acauã Santiago.


Força tarefa

Ação integrada da Sedur com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) e Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) já recolheu mais de 20 toneladas de resíduos no lago que integra o Parque Lagoa de Calu. A força-tarefa com máquinas escavadeiras, caçambas, caminhões e aproximadamente 50 servidores da prefeitura intensificaram os trabalhos de revitalização do. O objetivo é recolher resíduos e excesso de material orgânico do espelho d’água e fazer a despoluição das águas.


O secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, pontua que uma equipe tem coletado os animais encontrados para fazer a reintrodução deles quando o nível da água estiver normalizado. “Diante da poluição das águas foi necessário fazer esta revitalização, nenhum animal foi ferido porque a equipe vem tendo todo cuidado com a fauna local. A água já está sendo bombeada, em breve o espelho d’água estará normalizado e teremos um ambiente equilibrado para todas as espécies”, falou o secretário.


Durante a força-tarefa foram encontradas garrafas, latas, pneus, porta e até vaso sanitário dentro do lago, o que faz a gestão municipal pedir a contribuição de toda a população para preservar o meio ambiente e cuidar do espaço público. A prefeitura alerta, também, sobre o furto de plantas e gramado que além de danificar o espaço público é crime previsto no artigo 49 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998.

 

 

 


Texto: Matheus Oliveira – Ascom PMJ
Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ


Facebook Instagram Youtube