Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

IX Conferência Municipal de Saúde tem 43 propostas aprovadas durante plenária final em Juazeiro

ASCOM em 05/abr/2019

Débora Sousa/SESAU

A IX Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro foi encerrada na noite desta quinta-feira (04) no Centro de Cultura João Gilberto. O segundo dia de evento teve como finalidade no período da manhã a elaboração das propostas dentro dos três eixos definidos da Conferência que foram: Saúde como direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

À tarde as propostas foram votadas pelos delegados, estes para ter direito a voz e voto deveriam ser gestor, profissional de saúde, prestador de serviço de saúde ou sociedade civil organizada. Dentro dos três eixos um total de 58 propostas foram apresentadas e destas, 43 aprovadas para serem levadas para a etapa estadual em Salvador. Cerca de 300 pessoas participaram da elaboração das propostas, onde 140 delegados tinham direito a voz e voto e 160 inscritos como participantes.

Entre os itens aprovados, destacam-se proposições voltadas para a humanização, infraestrutura, inclusão social, vigilância em saúde, saúde mental, entre outros. Seguindo o princípio da paridade, proposto pela lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, a representação dos participantes foi paritária. Dessa forma, 50% dos participantes foram representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% representantes dos trabalhadores da saúde e os outros 25% foram gestores e prestadores de serviço da saúde.

Na Plenária Final também ocorreu a eleição entre os delegados da Etapa Municipal para representação na Etapa Estadual. Obedecendo a orientação do Conselho Estadual de Saúde da Bahia, deveriam ser eleitos 08 (oito) delegados para a Etapa Estadual, sendo distribuídos na seguinte proposição: dois usuários, duas usuárias, um trabalhador e uma trabalhadora da saúde, um gestor e uma gestora, totalizando ao final uma representatividade de 50% sendo mulher.

A odontóloga Bernadete Albuquerque Rocha esteve participando da conferência municipal como delegada e irá a Salvador representando a categoria Trabalhador de Saúde na Conferência Estadual, a mesma relata a importância da construção e aprovação das propostas direcionadas ao Sistema Único de Saúde. “Quando vivenciamos o dia a dia vamos vendo as dificuldades e necessidades e precisamos de momentos como este, ímpar, porque tem a representatividade de todos os seguimentos, então aqui se discute e chega a um consenso para que possamos levar a diante nossas proposições”, concluiu.

O evento foi uma organização da Secretaria da Saúde (SESAU) e do Conselho Municipal da Saúde (CMS). De acordo com Presidente do CMS, Robson Pereira “sem dúvida alguma concluímos este dia com a satisfação de dever cumprido, tivemos o engajamento de todos os membros e só tenho a firmar que foi um sucesso esta nona conferência de saúde que visa o fortalecimento do nosso SUS”, descreveu.

Para a Secretária Fabíola Ribeiro boas propostas foram e ela agradece o engajamento dos membros. “Com certeza tivemos um dia muito produtivo e a concretização disso é que saímos com 43 propostas aprovadas para que os delegados levem agora para a etapa estadual em junho em Salvador. É importante agradecer a participação de cada membro que durante estes dois dias estiveram dedicados a esta conferência com o propósito de fortalecer o nosso Sistema Único de Saúde”, explicou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro