Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

IV Seminário do BPC na Escola comemora Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

ASCOM em 22/set/2017

Por Fabiana Diniz/SEDES

Foi realizado na quinta-feira (21) na quadra da Faculdade Anhanguera em Juazeiro, o IV Seminário do BPC na Escola. O evento idealizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) teve como tema ‘A arte como ferramenta da inclusão’ e fez parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

No mesmo local, foram entregues cadeiras de rodas adquiridas através do Projeto ‘Mobilize-se’ do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), além de apresentações culturais com alunos do ‘Supera PCD’ e exposições artísticas de alunos da Educação Inclusiva da rede municipal.

O coordenador do BPC, Josewilson Souza, trouxe dados sobre as conquistas em Políticas Públicas voltadas para as pessoas com deficiência em Juazeiro, destacando o Transformar, o BPC na Escola e o Supera PCD. Ele falou ainda sobre a importância do dia 21 de Setembro. “A prefeitura e a SEDES não poderiam deixar esse dia tão significativo passar em branco e o seminário traz a pessoa com deficiência como protagonista para ressaltar ainda mais a data”, disse. O evento contou com a tradução simultânea de uma intérprete de Libras.

Para Erika Alves, presidente da Associação Juazeirense de Deficientes Físicos, Visuais, Auditivos e Outros (AJDF), Juazeiro tem vários avanços a serem comemorados. “Temos no corpo de servidores da prefeitura diversas pessoas com deficiência sendo reconhecidas, e isso já mostra a preocupação da gestão para com esse público”, destacou.

Durante o evento, foram entregues três cadeiras de rodas adquiridas através de doações ao Programa ‘Mobilize-se’. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Emanuela Mariano disse que “muitas coisas já têm melhorado e pensando em ainda mais melhorias o Conselho buscou com esse projeto trazer mais comodidade para as pessoas com deficiência”. Dona Bertanira Maria foi uma das contempladas e se emocionou durante a entrega da nova cadeira. “Estou muito feliz por que com esta cadeira nova vou poder me deslocar mais facilmente, pode passear e visitar minhas amigas”, festejou.

A secretária Cida Gama, se colocou à disposição para aprofundar as discussões acerca das políticas voltadas às pessoas com deficiência. “Temos avançado bastante no que se refere às políticas voltadas às pessoas com deficiência e a universidade é um excelente local para possibilitar novas discussões. É nossa obrigação trazer melhorias para toda a população e a gestão está aberta a contribuir”, completou.

O evento foi encerrado com a apresentação dos alunos do Projeto “Supera PCD” que oferece aulas de dança para pessoas com deficiência.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro