Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

IV Festival do Doce de Leite atrai grande público e comercializa 95% dos produtos

ASCOM em 22/out/2018

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Foi realizado entre os dias 20 e 22 de Outubro no distrito de Juremal em Juazeiro, o IV Festival do Doce de Leite, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL). O evento teve como objetivo, divulgar os produtos fabricados a partir do leite, proporcionando aos produtores da zona rural, oportunidades de capacitação, negociação e divulgação de suas iguarias.

A produtora do distrito Maria Nazaré Nascimento, falou sobre a importância do evento. “O festival tem proporcionado a divulgação e o aumento das vendas dos nossos produtos. O evento veio engrandecer o trabalho das doceiras e da nossa região, pois a cada ano a demanda só aumenta contribuindo para geração de renda do município”, destacou.

Já para Nadja Xavier Santana, integrante de uma tradicional família de doceiras, o evento tem incentivado o crescimento e a organização do setor na comunidade. “O festival serviu para mostrar a nossa pequena Juremal ao mundo e graças a ele, hoje os nossos produtos são conhecidos em diversos municípios. Este ano temos algumas novidades como casinhas, baús e árvores de natal feitas de biscoitos”, frisou.

A programação do evento contou com apresentações culturais, exposição, comercialização de artesanato e produtos da culinária local, shows musicais, degustação de doces e homenagem a dois filhos do distrito: Carlinhos da Mana (Gordo) e Jorge Rodrigues de Souza (do bar de Jorge).  “O festival tem sido para nós uma festa grandiosa, pois tem enaltecido o nosso distrito e a integração entre as doceiras. Temos inúmeras produtoras de doces e todos os anos, nos unimos em prol desse maravilhoso evento. É um momento de união e integração”, ressaltou a doceira de setenta anos, dona Osvaldina Chaves.

De acordo com o presidente da Associação de Desenvolvimento Econômico de Juremal (ADESJUL), José Lindomar Nunes Ferreira, o festival já é considerado um evento consolidado na região. “É uma belíssima parceria da associação e da prefeitura na realização do evento, que possibilita a geração de emprego e renda para a nossa comunidade. Pudemos potencializar outros produtos como artesanato feito pelos moradores daqui e das comunidades circunvizinhas. Isso é muito gratificante”, disse.

O doce de leite de Juremal é a principal fonte de renda para várias famílias do distrito. Segundo o diretor de Pecuária da ADEAP José Wilson Chaves (Chaveco), o evento possibilita o desenvolvimento sócio cultural da região. “Nesse quarto festival existe uma participação maior das doceiras, o processo de comercialização vem aumentando de forma acentuada. Nessa edição as doceiras inovaram com o lançamento do doce de uva ao vinho, uma grande novidade entre outras iguarias. É grande a participação de visitantes não só de Juazeiro, mas também de outros municípios”, disse.

De acordo com a organização do evento, 95% dos produtos apresentados no festival foram comercializados. “É muito gratificante contribuir com o sucesso desse importante evento. A ADEAP vem cumprindo o seu papel, buscando o desenvolvimento econômico da área urbana e rural, através do fortalecimento das comunidades. Agradeço a todos os parceiros envolvidos no festival, em especial a ADESJUL e os moradores do distrito”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Félix.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro