Juazeiro/BA, 30 de novembro de 2020


Covid-19

Investimentos na estrutura física e na melhoria dos atendimentos e oferta de serviços foram destaques na saúde de Juazeiro em 2017

ASCOM em 26/dez/2017

Ascom

O compromisso com a melhoria da saúde pública foi o desafio da gestão do Prefeito Paulo Bomfim em Juazeiro nesse primeiro ano do seu governo. E o trabalho esteve pautado na melhoria das condições estruturais dos equipamentos públicos da rede, e na contratação de novos profissionais por meio de processo seletivo.

À frente da pasta desde junho do corrente ano, a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, acredita que as mudanças na estrutura física das unidades permitem e interferem diretamente na qualidade da saúde dos usuários e profissionais. “Quando ofertamos condições e um ambiente de trabalho seguro e confortável para usuários e pacientes, ganhamos na qualidade da saúde porque passamos a acolher o nosso público com conforto”, observa a gestora.

Em um ano, a gestão municipal realizou a reforma e construção de mais de 10 postos de saúde, a entrega de um novo Centro Especializado em Odontologia (CEO) no bairro João Paulo II, um novo Laboratório Central, reforma da UPA, melhorias na estrutura físicas dos CAP´s, investimentos na Atenção Básica, com a manutenção de suprimentos, melhorias na Maternidade Municipal e no Hospital da Criança, além da contratação de profissionais via processo seletivo.

Juazeiro hoje investe cerca de 25% dos recursos em saúde e integrando a Rede PEBA, o município administra o atendimento também de 53 municípios. “Reconhecemos que não tem sido fácil, mas estamos trabalhando diariamente para poder ofertar um serviço com qualidade à população. Exemplo claro disso é a nossa Maternidade Municipal. Realizamos esse ano mais de cinco mil partos, uma média de 400 ao mês, recebendo gestantes de vários municípios vizinhos. Temos problemas sim, mas nenhuma mulher deixa de ser acolhida em nossa unidade. Enquanto obstetra e conhecedora do trabalho que ali é feito, posso afirmar que a Maternidade é o bem maior da saúde pública da nossa cidade”, expressa Fabíola Ribeiro.

Outro ponto significativo foi a criação do Programa Atender Melhor que busca potencializar os serviços na Atenção Básica reforçando o atendimento mais humanizado nos postos de saúde. Sobre o programa da Caravana da Saúde que no próximo mês de janeiro completa dois anos, a secretária observa que a sua funcionalidade trouxe garantias para a comunidade que necessita de exames mais específicos.

“Sem sombra de dúvida, esse foi um dos maiores ganhos para a nossa população. A Caravana foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e de lá pra cá já conseguimos atingir o número de mais de 25 mil exames realizados. Deu para atender toda a demanda encontrada nas nossas unidades, mas temos consciência que precisamos trabalhar ainda mais. Hoje temos 93% de cobertura da Atenção Básica, então podemos sim dizer que é mais uma ação que precisa ser parabenizada pela gestão, afinal o SUS é um bem de todos”, pontua a secretária, lembrando que Juazeiro e os municípios do território do São Francisco em breve serão atendidos pela Policlínica Regional, trazendo para a região diversas especialidades.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro