Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Intervenções de drenagem dão continuidade à obra de requalificação da Avenida da Pedra do Lorde

ASCOM em 28/ago/2018

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou nessa terça-feira (28) a execução de mais um trecho da intervenção de drenagem pluvial prevista na obra de urbanização e requalificação da Avenida de acesso ao bairro Pedra do Lorde.

O serviço que tem como objetivo resolver um problema crônico de alagamento principalmente no período chuvoso e que assola todos os moradores da região que utilizam a via está sendo executado no trecho 4, que sai do bairro Pedra do Lorde, segue pela Rua Anísio José onde será entroncada na rede de drenagem já existente.

“A intervenção de drenagem foi divida em quatro trechos que estão distribuídos em toda a extensão das vias que serão beneficiadas com a obra. Na semana passada iniciamos o trecho 3 que tem uma extensão aproximada de 760 metros e está localizado nas imediações de uma casa de eventos da Av. Miguel Silva Souza. Hoje iniciamos o trecho 4 que tem uma extensão aproximada de 180 metros”, observa o engenheiro da SEDUR Lucas Souza.

O engenheiro explica ainda que os quatro trechos juntos chegam a uma extensão de pouco mais de 1.630 metros. “É uma intervenção que se estende por mais de um quilômetro e meio das avenidas, onde serão utilizados tubos corrugados de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que são considerados uma das melhores opções em redes de drenagem, por ser mais leve e de fácil transporte e também por diminuir custos. A rugosidade do tubo de PEAD possibilita uma maior eficiência hidráulica permitindo, em alguns casos, a diminuição do diâmetro a ser utilizado em comparação aos tubos de concreto”, acrescenta o engenheiro.

De acordo com o Secretário de Obras Hemerson Guimarães, o cronograma foi planejado de modo que “a cada trecho concluído da drenagem, outro seja iniciado. Hoje estamos com a escavação em andamento, para em seguida começarmos a assentar a tubulação sob o colchão de areia e seguirmos com a instalação dos Poços de Visita (PV’s) e as caixas de drenagem. Essa é uma obra que vai potencializar a urbanização, mobilidade urbana e a acessibilidade em toda a região”, destaca o secretário Hemerson Guimarães.

A obra de urbanização e requalificação da avenida de acesso ao bairro Pedra do Lorde é fruto de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Juazeiro com o Governo do Estado através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), orçado em R$ 6 milhões, onde R$ 4,7 milhões serão aplicados na obra da Pedra do Lorde e o restante do recurso é referente à obra de requalificação da Av. Adolfo Viana, localizada no centro.

Com a obra de urbanização e requalificação as Avenidas Manoel Severo, Miguel Silva Souza e Sebastião Almeida, localizadas nos bairros Country Club, Palmares, Pedra do Lord e Quidezinho, receberão drenagem, ciclovias, calçadas, nova pavimentação, sinalização e revisão de toda rede de água e esgoto.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro