Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Influenza: SESAU retoma vacinação em idosos e inicia segunda etapa da campanha

ASCOM em 22/abr/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

A Secretaria da Saúde retomou nesta quarta-feira (22) a vacinação contra Influenza em Juazeiro. O município recebeu do Núcleo Regional de Saúde da Região Norte duas remessas de doses, viabilizando primeiro finalizar a imunização em idosos e em seguida iniciar a segunda etapa priorizando doentes crônicos ou com condições clínicas especiais e membros das forças de segurança e salvamento.

A vacina está disponível nas 54 Unidades Básicas de Saúde do município. Na zona urbana a vacinação acontece nos dois turnos e na zona rural somente pela manhã. A policial militar Uisla Soares, procurou a UBS do bairro Novo Encontro nesta manhã para realizar a imunização. Ela considera a vacina essencial devido a sua atuação profissional. “Trabalho em área de risco, com grande público então acho que tomar a vacina é fundamental neste momento que estamos vivendo”, afirmou a PM.

O repositor de estoque Israel Feitosa faz parte do grupo de doentes crônicos e também procurou a UBS nesta quarta-feira. “Estamos passando por dois surtos simultâneos com o H1N1 e o coronavírus. O H1N1 podemos evitar com a vacina, então quem puder tomar não pode perder tempo”, declarou.

A enfermeira Silvana Oliveira destaca a importância da vacinação de todos que estejam incluídos nos públicos alvos definidos pelo Ministério da Saúde. “Nesse momento é fundamental porque já temos casos da doença no município e a vacinação vai evitar que mais pessoas se contaminem e acabem superlotando o sistema de saúde. Importante lembrar também que a vacina protege contra 3 tipos de influenza, mas não contra o coronavírus”, disse a profissional.

Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação para proteger os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas segundo o Ministério da Saúde, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, uma vez que os sintomas são parecidos.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro