Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

Incentivo a práticas de atividades físicas é foco do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Juazeiro

ASCOM em 09/mar/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), criado com o objetivo de aumentar as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como sua resolutividade e alcance, em Juazeiro tem promovido diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Desde ginástica e caminhada para grupos de hipertensos, obesos e idosos, visitas domiciliares a portadores de sequelas motoras até a prática esportiva na Academia da Saúde, o núcleo promove a movimentação corporal indo a diversos bairros no município.

Compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com equipes de Saúde da Família, equipes de Atenção Primária e com o Programa Academia da Saúde, o NASF em Juazeiro é dividido por núcleos. Hoje, são 4 núcleos na cidade que atendem em média 400 inscritos, cada um deles, através de grupos.

“Funcionamos no formato de 4 NASFSs desenvolvendo um trabalho que tem sido fundamental, já que nos permite uma aproximação maior com a população. Não atuamos como porta de entrada do serviço, mas estamos na unidade de saúde sendo a retaguarda da estratégia de saúde da família. Além do atendimento domiciliar realizado junto com as equipes de saúde, levamos esse trabalho de promoção da saúde e prevenção de doenças para próximo da comunidade através da prática de atividade física”, pontuou Rebeca Santana, psicóloga e coordenadora do NASF.

Todo o trabalho é realizado com o apoio de educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.

Para o educador físico, Nivaldo Mendes, que atua no grupo que compreende os bairros João XXIII, Alto do Cruzeiro, Alto da Aliança, D. Thomaz, CSU, Castelo Branco, Tancredo Neves, D. José Rodrigues, Pedro Raimundo e Residencial São Francisco, é fundamental propagar na comunidade a importância da prática de exercícios físicos. “Dessa forma, proporcionamos qualidade de vida com redução de danos nesses pacientes, que muitas vezes, trazem sequelas de doenças crônicas, e a atividade física ajuda muito nesse tratamento. Temos tido resultados surpreendentes como mudança de postura, de alimentação, de comportamento com relação à alimentação e aumento de possibilidades na vida desses pacientes”, afirmou.

Quem desejar participar de algum grupo de atividade física com o NASF precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e se informar sobre os dias e horários e a disponibilidade de vagas para a equipe de referência onde resida. As atividades em sua maioria são realizadas no período da manhã.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro