Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Inauguração de Queijaria Núcleo certificada com o Selo de Inspeção Municipal reúne centenas de pessoas em Itamotinga

ASCOM em 30/ago/2019

Lene Radina/ASCOM ADEAP

Centenas de pessoas prestigiaram nesta sexta-feira (30), na comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga, a inauguração da Queijaria Núcleo – Unidade de Beneficiamento e a segunda certificação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). O evento que integrou a programação do programa “Toda Sexta Tem Obras”, foi uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), em parceria com a Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (COPERCAR),IRPAA, CAR e Mineração Caraíba.

“Hoje estamos aqui inaugurando esse importante empreendimento para a comunidade de Cacimba do Silva e realizando a nossa segunda certificação com Selo de Inspeção Municipal. O governo municipal tem buscado cada vez mais o crescimento e desenvolvimento da zona rural do município, e hoje com todas essas parcerias podemos tornar esse sonho realidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

Para o Superintendente da Agricultura Familiar (SUAF), Ademilson da Rocha Santos (Tiziu), a parceria entre instituições, prefeitura e cooperativa, beneficia cada vez mais os produtores da agricultura familiar. “A queijaria irá favorecer toda a comunidade da região, além de possibilitar a comercialização dos produtos de uma forma legal. Esse é um momento de grande importância”, frisou.  Já o coordenador do IRPAA, Cícero Felix, afirmou que a unidade de beneficiamento de queijos é benéfica para o setor caprino e ovino do semiárido baiano.

“Os agricultores familiares sempre tiveram uma dificuldade muito grande de inserir o queijo no mercado devido às exigências fiscais. Agora com o SIM, tornou-se possível colocá-lo à disposição dos consumidores de Juazeiro de uma forma segura e legal. Isso é muito importante para todos os criadores da região”, afirmou.

Na ocasião também foram distribuídas 44 mil raquetes de palma doce aos produtores da região. “Hoje estamos em festa. A comunidade de Cacimba do Silva vibra com a nova queijaria que vai dar maior visibilidade à localidade. Teremos geração de renda, emprego e uma boa movimentação econômica em toda região”, destacou o presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (COPERCAR), Adailton Almeida Alves.

A analista socioambiental da Mineração Caraíba, Marailza Gomes Felix, explicou que empresa busca incentivar os grupos de produtores das áreas de influência dos seus empreendimentos. “Nosso objetivo é potencializar a economia local e valorizar a atividade. Aqui em Cacimba do Silva também apoiamos, junto aos outros parceiros, os produtores locais na fabricação de queijos de forma legal. Nosso papel é apoiar no desenvolvimento sustentável da região”.

O Selo de Inspeção Municipal é uma certificação em nível municipal que permite as agroindústrias de médio e pequeno porte a comercialização de forma segura, garantindo aos consumidores um produto fiscalizado pelo Serviço de Inspeção Municipal. Também estiveram presentes no evento membros do governo municipal, vereadores e representantes institucionais.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro