Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

III Festival de Fanfarras anima juazeirenses nas comemorações do 141º aniversário da cidade

ASCOM em 16/jul/2019

Priscila Guedes/ ASCOM

Em homenagem ao aniversário de 141 anos de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou na última segunda-feira (15), o III Festival de Fanfarras. O evento foi no pátio de eventos da Orla Nova e reuniu moradores e autoridades da cidade, que torceram e vibraram a cada desfile.

“É sempre importante resgatar esses valores culturais. Eu procuro sempre participar desses eventos com meu filho, para estimular isso nele. A fanfarra mistura dança e música o que eu acho muito importante. A prefeitura está de parabéns por trazer os alunos para participarem também das comemorações do aniversário da cidade”, ressaltou a policial militar, Aline Sena.

O servidor público, Amilton Santos, aproveitou a oportunidade para trazer a filha Cecília de seis anos, que vibrava a cada apresentação. “É interessante porque revivemos algo que sempre foi tradicional em nossa cidade e muitos colégios já conseguiram prêmios estaduais. Eu não podia deixar de trazer a pequena Cecília para conhecer um pouco mais da cultura da nossa cidade”, disse animado.

“Mantemos essa tradição desde o início do governo do prefeito Paulo Bomfim envolvendo os jovens, dando oportunidade a eles de mostrarem o seu trabalho e, nada mais especial que fazer isso no aniversário de Juazeiro. Por isso, queremos agradecer a presença dessas nove fanfarras e, também, ao público que veio prestigiar”, finalizou o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes.

Ao final de cada espetáculo, cada um dos nove regentes recebeu das mãos do secretário de Cultura e de outras autoridades, troféus e certificados de participação. “Muitos nem sabiam como era a fanfarra aqui em Juazeiro. Estamos resgatando a tradição, tirando crianças, jovens e adultos de situações de risco trazendo para dentro das escolas. Mostrar o trabalho e o esforço deles é importante, principalmente no aniversário de Juazeiro”, ressaltou o regente Erliton Santos da Fanfarra BANMAN, do bairro Tabuleiro.

“Há alguns anos, notamos que a tradição das fanfarras estava se fragilizando e, nesses três anos de festival, fizemos um resgate, trazendo de volta os desfiles e agora, para incentivar ainda mais, encaminhamos também uma política pública que vai selecionar regentes para que eles dêem aula nas escolas municipais” afirmou o superintendente de eventos, Naldinho da Silva.

Participaram deste terceiro festival as fanfarras do CPM/Juazeiro, Projeto Social Lobo Guará (Petrolina), PETRAPE (Petrolina), BAMAFC – Escola Antonilo da França Cardoso, BANMAN – Escola Augustinho Muniz, BAMUST – Escola Terezinha Ferreira, Banda Marcial Independente, Escola Professor Simão Amorim e Orquestra Pássaro do Amanhã.

A porta cartel Ana Beatriz, da Fanfarra da Escola Augustinho Muniz falou da alegria em participar do evento e poder mostrar o trabalho deles para o público. “A fanfarra é uma forma de demonstrarmos amor pela nossa cidade. Estamos aqui comemorando o aniversário de Juazeiro e, se a cidade nos proporciona tantas coisas boas, temos que retribuir da mesma forma.”, disse Ana Beatriz.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro