Juazeiro/BA, 30 de novembro de 2020


Covid-19

III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre é realizada com grande público

ASCOM em 23/set/2019

Lene Radina/ASCOM ADEAP

A III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre foi finalizada neste domingo (22), no distrito do Junco com grande participação do público. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal – através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), e a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), teve como objetivo divulgar os produtos e promover o desenvolvimento das cadeias produtivas da agricultura irrigada e da caprinovinocultura da região.

“A feira vem para reafirmar o compromisso que a gestão tem com o Vale do Salitre, uma região com grande potencial caprino, ovino, da agricultura familiar, além do turismo e da cultura. Pela primeira realizamos durante o evento um passeio turístico, onde os visitantes puderam conferir áreas de grande beleza a exemplo da Cachoeira do Salitre. Quero parabenizar a todos os envolvidos por esse grandioso evento”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix.

A agricultura irrigada é o carro chefe da economia local, com predominância na agricultura familiar, nas pequenas propriedades localizadas às margens do Rio Salitre, responsáveis pela produção de hortifrutigranjeiros que atende parte da demanda do município de Juazeiro e de outras regiões. O distrito também é detentor de grandes rebanhos na área de sequeiro, tanto de caprinos como de ovinos.

Para o produtor Edson Amorim da Silva, a feira possibilita o melhoramento genético dos animais “e é de grande importância para divulgar nossos animais. Mostramos que podemos atender o mercado que está cada vez mais exigente com a qualidade da carne”, destacou. Já o produtor Irineu Júnior disse que “o evento é de estrema importância para a região e para os produtores. Esperamos maior participação dos produtores do Salitre nas próximas edições da feira”, frisou.

O diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco) destacou a participação da comunidade durante o evento. “Esse ano dentro do resgate cultural da comunidade, os organizadores homenagearam o produtor mais velho do Vale do Salitre, o Senhor Dedé que completou 100 anos. Foi realizado ainda o resgate da culinária local, através da degustação dos pratos típicos da comunidade”, disse.

A feira apresentou também programação rica e diversificada, com manifestações culturais como Samba de Véio, Roda de São Gonçalo, encenação de cordel, drama da comunidade e shows com músicos da região. “Esse é um momento de confraternização das nossas comunidades e as negociações foram positivas”, frisou a presidente da UAVS, Mineia Clara.

Para a empreendedora Maria Bernadete Santos Cardoso, divulgar seus produtos durante o evento é uma satisfação. “Produzimos polvilhos, bolos e sequilhos a base da mandioca, iguarias que aprendemos com os nossos pais. Durante a feira divulgamos os produtos tornando-os conhecidos inclusive em outras cidades”, disse.

Já a agricultora familiar, Joselita da Conceição, que comercializa frutas orgânicas falou da importância do alimento saudável. “O propósito dessa feira é mostrar o que o Salitre tem de melhor. Hoje estou apresentando as frutas orgânicas que plantamos e colhemos e que representa a nossa região”, disse.

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o chefe de Gabinete Arlindo Aragão, falou da inovação do evento. “A feira tem possibilitado alavancar a agricultura familiar da nossa região, bem como a renda das comunidades. O evento tem possibilitado a divulgação macro de todas as atividades desenvolvidas pelas pessoas da região em todo o município” afirmou.

A III Feira da Agricultura Familiar e de Caprinos e Ovinos do Vale do Salitre também contou com a parceria da ADAB, UNEB, UNIVASF, IRPAA, STRJ, Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Governo Federal, CESOL, Polícia Militar, Central da Caatinga, Carrapicho VirtualMST e COOAFJUR.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro