Juazeiro/BA, 30 de novembro de 2020


Covid-19

Idosos em Juazeiro começam a ser vacinados contra gripe

ASCOM em 24/abr/2017

Andréa Meireles/PMJ

Na manhã desta segunda-feira (24), Marilene Souza (64) foi ao posto de saúde mais próximo de sua casa com um objetivo: ser vacinada contra a gripe. Este ano, a campanha de imunização está seguindo um cronograma e hoje foi o primeiro dia para o público idoso em todas as unidades de saúde de Juazeiro.

Marilene conta que não fica gripada desde o ano em que começou a ser vacinada. “Tem gente que tem medo, mas para mim o importante é a saúde. Já estava apreensiva com essa mudança de clima”, relata.

O objetivo da ação é reduzir o índice de complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus. O público alvo é composto por crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto (puérperas), idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde Tatiane Malta, a meta do município é vacinar pelo menos 90% do público alvo, ou seja, aproximadamente 43 mil pessoas. “É importante que cada grupo respeite o cronograma, porque o abastecimento das vacinas está sendo pensando de acordo com as metas de cada grupo. Os idosos são o nosso maior público e temos uma previsão de vacinar uma média de 16 mil pessoas”, explica.

A campanha começou na semana passada, abrangendo o grupo de trabalhadores ativos da área de saúde e segue até o dia 26 de maio. A partir do Dia D, que será realizado no dia 13 de maio, todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários poderão ser imunizadas.

 

Cronograma:

24 a 28 de abril: Idosos – 60 anos ou mais

02 a 05 de maio: Gestantes, crianças de 6 meses a 4 anos e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós parto)

08 a 12 de maio: Professores ativos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade – é necessária a apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina

13 de maio: Dia D

15 a 26 de maio: Todos os grupos prioritários

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro