Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

I Fórum de Cultura, Turismo e Esportes tem grande participação da sociedade

ASCOM em 24/ago/2017

Por Ramáiana Leal/ SECULTE

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude, o I Fórum de Cultura, Turismo e Esportes da Prefeitura Municipal de Juazeiro, uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes que contou com grande participação da sociedade civil.

De acordo com o titular da SECULTE, o objetivo do Fórum foi debater e propor políticas públicas que serão desenvolvidas pela Secretaria. “Foi um encontro entre sociedade civil e Governo para que a gente pudesse ouvir os verdadeiros atores da cultura, do turismo e do esporte, que exercem essas funções diariamente e sabem o que pode ser melhorado. Juntos, vamos construir ações concretas para o município nesses três eixos”, explica Sérgio Fernandes.

Os superintendentes de Cultura, Turismo, Esporte e Eventos, Maurício Dias, Gilberto Pacheco e Josinaldo Cícero, respectivamente, além do coordenador de eventos Samuel Morais, apresentaram as ações realizadas e novas propostas.

A presidente do Conselho Municipal de Esporte, Laécia Sousa, acredita que a maior importância do Fórum é criar e estabelecer um plano de políticas públicas. “A soma das propostas apresentadas nas discussões em grupo serão consolidadas de maneira a fazer com que a comunidade possa participar do plano de cultura do município”, avalia.

Durante o Fórum foi apresentado o novo Programa Usina Cultural, criado a partir da necessidade de uma política pública que estruture o setor cultural, prevendo ações continuadas, de formação, difusão, preservação e fomento. “Quando a prefeitura se interessa em lançar editais que movimentem a produção artística da cidade em seus diversos aspectos, faz com que a cidade fique mais rica culturalmente e isso eu acho que vai ser legítimo e muito bacana”, afirma o coordenador do Centro de Cultura João Gilberto, Márcio Fabiano.

Durante o Fórum foi apresentado o novo Plano Municipal de Cultura e entregue ao vereador Charles Leal. “Vejo com bons olhos tudo o que foi apresentado aqui, com discussões ricas, além da prestação de contas, o que deixa a sociedade mais próxima da Gestão. Nós recebemos o Plano Municipal de Cultura e vamos apreciar. Tenho certeza absoluta que será aprovado unanimemente e logo estaremos dando um passo muito importante para o futuro da Cultura”, pontou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro