Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Hospital Materno Infantil tem assistência elogiada por pacientes em Juazeiro

ASCOM em 02/mar/2020

Débora Souza/SESAU

Referência na assistência de baixa e média complexidade, o Hospital Materno Infantil em Juazeiro, recebe em média por mês 400 mulheres para partos em sua maioria, normais, mas também existem os casos de cesárea. Somente em 2019 foram realizados 4.906 partos e, além dessa assistência na hora do parto, foram realizados ainda 18.098 atendimentos de obstetrícia, na área pediátrica um total de 30.580 crianças tiveram atendimentos e 1.076 foram internadas.

A rede de especialidades do Hospital Materno Infantil possui equipe qualificada de profissionais capacitados para assistência técnica, médica e de enfermagem o que classifica o hospital como referência para atendimento a 53 municípios pertencentes à rede Pernambuco e Bahia (PEBA). Nestes dois primeiros meses de 2020 o Hospital Materno Infantil de Juazeiro realizou 725 partos, destes 185 foram cesáreas e, somente neste domingo (01), a maternidade registrou o nascimento de 11 crianças.

Natural da cidade de Casa Nova, a dona de casa Vanusia Pereira da Costa chegou à maternidade no sábado e diz que “aqui fui bem acolhida e toda a equipe esteve perto de mim. Houve solicitação de regulação para que eu fosse para Senhor do Bomfim porque não tinha vaga no Dom Malan, mas aguardei aqui mesmo e às 19h40min meu filho nasceu de parto normal pesando 3.400 kg forte e saudável. Só tenho a agradecer todo o acolhimento da equipe”, pontuou.

Por ser referência, pacientes do estado de Pernambuco também são assistidos no Hospital Materno Infantil de Juazeiro. Natural de Petrolina, Maria Cícera da Silva Lira estava com fala que “esse é meu terceiro filho e tive os três aqui na maternidade de Juazeiro. Sempre me senti acolhida, respeitada e com uma assistência incrível. Tive meu filho neste domingo, já fiz o teste da orelhinha, vou fazer o registro no cartório aqui dentro e ainda contei com todo o cuidado dos funcionários, só tenho a agradecer”, explicou.

Dentro do Hospital Materno Infantil os pais também podem acompanhar as suas esposas na hora do parto. O trabalhador rural do Projeto Maniçoba, Fabiano Gomes da Silva disse que “esse é momento único na vida de uma família. Trouxe a minha esposa e já na entrada fomos recebidos pela equipe. Ela passou pela triagem e logo subimos para ela parir. Acompanhei tudo e confesso que quase chorei ao ver minha filha nascendo, estou muito feliz e satisfeito com todo o atendimento”, descreveu.

De acordo com a Superintendente da rede especializada de Juazeiro, Cilene Duarte, os atendimentos no Hospital Materno Infantil são referência em assistência de baixa e média complexidade. “Nosso atendimento é referência para Juazeiro e mais 52 municípios pertencentes à rede PEBA. As dificuldades enfrentadas acontecem em qualquer serviço de saúde do nosso país, mas em Juazeiro temos uma gestão comprometida e que prioriza a assistência à população, desde a atenção básica até a necessidade da especializada. O parto é um momento marcante na vida da mulher e de toda sua família e entendemos as necessidades e ansiedade de ter o filho nos braços. Estamos atentas às necessidades e assistindo da melhor maneira possível nossas munícipes e também as pacientes vindas de outras localidades”, finalizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro