Juazeiro/BA, 29 de setembro de 2020


Covid-19

Hospital Materno Infantil passa por reforma para recebimento de pacientes com síndrome gripal em Juazeiro

ASCOM em 28/abr/2020

Débora Sousa/SESAU

A Secretaria da Saúde de Juazeiro deu início à reforma na área térrea do Hospital Materno Infantil de Juazeiro. A ação é uma medida protetiva da gestão para adaptar a rede de saúde especializada do município com espaços destinados a pacientes que apresentem alguma síndrome gripal que seja suspeita da COVID 19, H1N1 ou qualquer outro sintoma gripal.

A reforma está contemplando a área térrea onde funcionava anteriormente o atendimento pediátrico dentro do HMIJ. A área está sendo adaptada com salas para paramentação e desparamentação dos profissionais. Ao todo estão preparados: 4 leitos na sala parto, 1 sala vermelha com respirador , 8 leitos de alojamento conjunto mãe e bebê, 1 leito pós curetagem , 1 leito de berçário , 1 consultório, 1 repouso  e banheiro para profissionais, além de que toda a área também será climatizada.

A diretora da unidade, a médica Fabíola Leite, ressalta que o HIMJ tem se destacado por ser um dos hospitais da região que mais tem buscado a segurança dos seus usuários e servidores. “Ter um setor exclusivo para pacientes com síndrome gripal é, sem dúvida, um dos caminhos para alcançarmos tal objetivo. Esta e todas as demais medidas são importantíssimas para darmos assistência adequada às mulheres que buscam a nossa maternidade, assim como a todos os funcionários”, disse.

De acordo com a superintendente da Atenção Especializada, Cilene Duarte, as medidas adotadas têm como finalidade uma assistência especifica para pacientes sintomáticas respiratórias. “Mesmo o Hospital Materno Infantil não sendo referência para a COVID 19, o prefeito Paulo Bomfim e a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro estão trabalhando para estruturar a nossa rede de atenção especializada. As ações de reforma e adaptações estão ocorrendo na UPA e também no HMIJ para melhor atendimento a pacientes que apresentem sintomas gripais suspeitos para o novo coronavírus, HN1 ou outra síndrome respiratória”, expressou.

Vale ressaltar que o HMIJ já vem adotando medidas preventivas relacionadas a pacientes com histórico gripal. “Já estamos com algumas medidas adotadas na unidade, como a triagem já na recepção de quadro gripal. A paciente que esteja com sintoma gripal já recebe uma máscara na recepção e todo o seu atendimento acontece em uma área isolada das demais pacientes. Essas medidas precisaram ser elaboradas, tendo em vista que estamos em meio a uma pandemia, Juazeiro já declarou transmissão comunitária, e devemos preservar as gestantes e puérperas, que também se encaixam no grupo de risco para a doença viral”, enfatizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro