Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Gincana Interescolar e Encontro de Jovens do Campo encerram a Semana da Juventude em Juazeiro

ASCOM em 14/ago/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

A Escola Municipal Dinorah Albernaz foi a campeã da Gincana Interescolar, realizada no último sábado (12), na Praça da Juventude, uma das atividades que encerrou a Semana da Juventude, em Juazeiro.

Centenas de alunos das escolas municipais Dinorah Albernaz, Mandacaru (vice-campeã), Celso Cavalcanti, Argemiro José e Guiomar Lustosa, apresentaram inúmeras tarefas nos turnos matutino e vespertino, entregues com antecedência pela equipe da organização da Gincana. Na primeira tarefa do dia, os alunos apresentaram o grito de guerra de cada equipe, seguindo da Vitrine Viva, onde cada escola retratou temas como a educação, o dia a dia no campo e as tradições locais. Na tarefa do Quadro Vivo, as escolas fizeram evoluções com a música de Milton Nascimento, Coração de Estudante. As equipes cumpriram a tarefa do teatro, evidenciando as lendas do rio São Francisco, a exemplo do Nego d’água, o vapor fantasma e a descoberta da imagem de Nossa Senhora das Grotas pelos índios.

De acordo com a estudante, Roseli da Silva foram muitos dias de ensaio, mas valeu a pena a dedicação. “É a primeira vez que participo de uma gincana, e adorei. A gente se envolveu com todas as tarefas e aprendemos muito. Agora é só comemorar a vitória”, evidenciou.

No turno da tarde, além de apresentar a prova relâmpago, onde os alunos produziram o brasão do município, com materiais reciclável, aconteceu a escolha da Miss e do Mister da Gincana Interescolar que premiou os estudantes Camila, da Escola Mandacaru e Ítalo Ramon, da Celso Cavalcante. A última prova do evento foi a dança, evidenciando as tradições das cinco regiões do Brasil.

“Estamos muito felizes com a vitória, trabalhamos muito para chegar até aqui, mas o mais importante foi esse momento cultural, de integração entre alunos e professores da rede municipal. Pedagogicamente foi muito valioso, eles pesquisaram sobre os temas, as danças tradicionais das regiões do pais, as lendas e folclore da nossa cidade, foi muito positivo. A SEDUC resgatou essa tradição de Juazeiro, com a realização da Gincana. Quero parabenizar a secretária Lucinete Alves e a superintendência da Juventude. Os alunos da Dinorah Albernaz deram um show”, comemorou a gestora da escola campeã, Izabel Cristina.

Enquanto a Gincana acontecia na Praça da Juventude, um grupo de aproximadamente 200 jovens participavam do primeiro Encontro de Jovem do Campo, no Distrito de Massaroca, onde foi discutido temas como: ‘O protagonismo da Juventude do Campo na luta pela sucessão e o desenvolvimento rural’; ‘O empoderamento da juventude do campo’; ‘A educação que queremos’ e ‘Brasil: A luta por políticas públicas para a juventude e trabalhadores(as) do campo’. Estavam presentes no encontro representantes do Conselho da Juventude (COMJUV), do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, MST e ADEAP.

“Em nome da SEDUC e do COMJUV quero agradecer a todos os parceiros que nos ajudaram a construir e realizar a Semana da Juventude. Foram seis dias de eventos importantes, onde discutimos sobre várias temáticas, fortalecendo políticas públicas para a juventude do município, além de levar conhecimento e entretenimento para os estudantes”, finalizou a superintendente da Juventude da SEDUC, Poliane Amorim. O evento contou com a parceria da SECULTE, SESAU, ADEAP, SEDES, do Governo da Bahia e da UNINASSAU.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro