Prefeitura inicia Semana da Árvore com palestra e plantios na Vila Tiradentes em Juazeiro

Débora Sousa/SEMAURB

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), iniciou nesta quarta-feira (18) ações da Semana da Árvore e o primeiro encontro aconteceu no bairro Vila Tiradentes reunindo estudantes da Escola Municipal Carmen Costa Santos e a comunidade do bairro.

A manhã de conhecimentos teve início no pátio da Associação de Moradores com apresentação do passo a passo para se ter um local arborizado, a importância da árvore no meio ambiente, além de um jogo de perguntas e respostas sobre o que havia sido apresentado.  Após os conhecimentos técnicos passados pela equipe de educação ambiental da SEMAURB todos se dirigiram até a praça local para o plantio de árvores nativas.

A ação desenvolvida pela SEMAURB também está no cronograma de atividades de mobilização social realizada nos 12 bairros beneficiados com as obras da Intervenção da Poligonal Urbana. Na programação está a convivência com semiárido, educação ambiental e contextualização, bioma caatinga, recaatingamento e benefícios da arborização.

Segundo Reginaldo Rodrigues, técnico social do PAC em Juazeiro, o trabalho tem como finalidade incluir a população em todo o processo “O projeto de intervenção também é de intervenção social e é realizado com oficinas, palestras, cursos e qualificações profissionais e debate com a população. A cidade não pode ser pensada a partir de pedra e cimento, a arborização faz parte da paisagem e da qualidade de vida das pessoas”, descreveu

Com o pensamento de progresso e benefício para toda a comunidade, o sargento Carlos Roberto descreve o momento como fundamental na construção da informação da comunidade. “Como morador recebo com muita satisfação essa iniciativa da Prefeitura de Juazeiro que só vai trazer benefício ambiental para o local. As informações repassadas sobre as árvores são de fundamental importância. Esperamos a consciência da comunidade para que possamos restabelecer esse cordão verde esse local”, pontuou.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Paulo Bomfim prioriza e repassa seus objetivos a todos os secretários e com o Meio Ambiente não tem sido diferente, já é marca registrada na gestão e dentro do programa Toda Sexta Tem Obra, além de benefício de uma obra dentro de uma comunidade é também realizado o plantio de árvores nativas no bem público e o incentivo à comunidade na adoção e cuidados com o meio ambiente.

Para o Secretário Jadson Barros os plantios e trabalhos de educação ambiental têm mudado o olhar dos moradores com relação à arborização em Juazeiro. “A gestão do prefeito Paulo Bomfim vem sendo construída com o diálogo, proximidade com as pessoas e ações no município. O trabalho desenvolvido no dia a dia através da educação ambiental vem construindo um novo cenário, os moradores estão recebendo as informações e adotando plantas e até praças. Esse trabalho já foi realizado com os moradores do bairro Jardim São Paulo onde mais de 20 mudas nativas foram adotadas e estão sendo cuidadas, agora com a praça no bairro Vila Tiradentes. Não temos dúvida que vamos conseguir inserir mais verde em nossa cidade em parceria com a população”, acrescentou.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo